Em 2023, os diversos eventos climáticos fizeram com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertasse a população sobre possíveis perigos. Sinalizados com cores, elas têm o objetivo de informar o grau de perigo de cada situação.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
No total, o órgão possui três categorias de alertas: amarelo, laranja e vermelho. Cada uma representando um nível distinto, variando de risco potencial a grande ameaça.
O alerta amarelo, considerado o menos alarmante entre os três, sinaliza uma situação de perigo em potencial relacionada a condições meteorológicas adversas. Quando se emite esse aviso, o Inmet aconselha a população a ter cautela ao realizar atividades sujeitas a riscos meteorológicos e a evitar exposição desnecessária.
Leia mais: “Verão tem início com previsão de temperaturas acima da média”
O alerta laranja, por sua vez, indica que o fenômeno climático pode resultar em uma situação perigosa. Nesses casos, o instituto recomenda que todos permaneçam atentos e informados sobre as condições meteorológicas, seguindo as orientações das autoridades.
Cor vermelha indica grande perigo
O alerta vermelho, o mais preocupante dos três, assinala uma situação de grande perigo, prevendo fenômenos meteorológicos de intensidade incomum e com elevada probabilidade de causar danos graves e acidentes. Esse aviso também alerta para riscos à integridade física e até mesmo à vida humana.
Portanto, o Inmet orienta a todos a manterem-se informados sobre as condições meteorológicas e seguir todas as instruções e conselhos das autoridades. Além disso, deve-se estar preparado para adotar medidas de emergência.
Leia também: “Ano vai começar com chuva na Região Nordeste; confira a previsão”