O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta quarta-feira, 8, para uma onda de calor nos próximos dias. De acordo com os meteorologistas, a principal atuação do fenômeno será nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
Ainda segundo o Inmet, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A empresa de meteorologia MetSul também reforçou o alerta, considerando uma “onda de calor incomum e uma das mais intensas da história”.
Em alguns municípios, principalmente dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. Em alguns casos, os termômetros podem chegar a 45ºC.
Os especialistas projetam termômetros “muito fora do comum”. Mesmo as cidades acostumadas com o calor intenso poderão enfrentar tardes com marca histórica em torno de 10ºC a 15ºC acima da média.
O aviso meteorológico coloca o clima dos próximos dias em nível amarelo, o que significa perigo potencial. Ele é emitido quando a previsão indica que as temperaturas máximas ficarão 5ºC acima da média do período de dois a três dias consecutivos.
Leia também: “Chuva versus tempo seco; confira a previsão até 22 de novembro”
Temperatura média atinge recorde no Brasil
Pelo quarto mês consecutivo, a temperatura média no Brasil bateu recorde, ficando acima da média histórica em julho, agosto, setembro e outubro. A revelação do Inmet foi feita a partir de uma análise meteorológica específica para o Brasil.
Em 2023, os meses citados na análise foram marcados por extremo calor em grande parte do país, sendo setembro o de maior elevação de temperaturas.
Leia também: “Novembro: como vai ser o clima no Brasil”
A alteração no clima é um reflexo dos impactos do fenômeno El Niño, que representa um aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Segundo os meteorologistas, o fenômeno tende a aumentar a temperatura em várias regiões do planeta.