O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil nesta terça-feira, 26. Os dados dos satélites chamam a atenção principalmente para os Estados do Maranhão e Piauí, o litoral entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, e o Recôncavo Baiano, onde deverá ocorrer um grande volume de água.
Mais de 30 municípios do Ceará receberam alerta amarelo, de perigo potencial, para esta terça-feira.
Segundo o Inmet, as chuvas no Nordeste podem ter entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há também a possibilidade de ventos de intensidade de 40 a 60 km/h.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No Norte, os Estados do Amapá e Pará poderão ter, em alguns pontos, acumulados entre 70 mm e 80 mm nas próximas 24 horas.
Centro-Oeste
Um canal de umidade está cruzando a área central do país causando chuvas desde o início da manhã.
O céu fica com muitas nuvens em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A instabilidade aumenta ao longo dia ocasionando chuvas a qualquer hora.
Sudeste
No Sudeste do país os volumes de chuva tendem a ser menores do que os ocorridos no fim de semana. Ainda assim, os meteorologistas alertam para uma atenção especial devido ao solo encharcado em função dos últimos eventos de chuva expressiva.
O litoral de São Paulo tem chuvas isoladas nesta terça-feira.
Leia também: “Terça-feira vai ser chuvosa na maior parte do Brasil; veja a previsão do tempo”
Sul
Apresentando o mesmo cenário do litoral paulista, os Estados do Paraná e Santa Catarina também terão chuvas isoladas, intercaladas por períodos de melhoria no tempo. Já no Rio Grande do Sul, o sol predominará com poucas nuvens.
Temperatura elevada
A temperatura continua elevada, com tempo abafado em grande parte do país. As máximas serão de até 39°C na Região Norte, 37°C no Nordeste e 35°C no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com máximas de até 34°C.
Entenda os alertas de chuva
O grau de severidade do alerta amarelo é de perigo potencial. Acima desse grau, o Inmet também utiliza os graus de “perigo”, representado na cor laranja, e “grande perigo”, identificado na cor vermelha.