O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de cor laranja por causa da tempestade, nesta quinta-feira, 10. O aviso tem grau de severidade “perigo” e atinge oito Estados brasileiros.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o Inmet, o aviso indica chuva de 30 a 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h nas regiões atingidas. Além disso, há possibilidade de queda de granizo durante os temporais. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou o instituto.
Alerta atinge oito Estados:
- Norte do Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Oeste de São Paulo;
- Sudoeste de Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Sul de Goiás; e
- Sul de Mato Grosso.
O aviso não deve atingir a capital paulista nem a mineira. Porém, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande devem registrar temporais. O alerta é válido desde a manhã desta quinta-feira até as 10h desta sexta-feira, 11.
O Inmet divulgou instruções para a população das áreas afetadas pelas tempestades. Em caso de rajadas de vento, o instituto recomenda que os moradores não se abriguem debaixo de árvores por risco de queda e de descargas elétricas, como raios. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, informou o Inmet. “Obtenha mais informações com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, no 193.”