O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo em razão de uma onda de calor que deve atingir dez Estados, além do Distrito Federal (DF). Nesses locais, a temperatura pode ficar 5°C acima da média nos próximos cinco dias.
Assim como informado pela empresa Climatempo, além do DF, as correntes de ar quente devem afetar os seguintes Estados:
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Paraná;
- Santa Catarina; e
- Norte do Rio Grande do Sul.
O Inmet também divulgou alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos Estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Baixa umidade é motivo de atenção
Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais. Autoridades chamam a atenção para problemas relacionados à saúde, como desidratação, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%. O quadro pode ficar ainda mais grave em decorrência de queimadas, que, além de destruir áreas de vegetação, produzem fumaça que se espalha pela atmosfera.
Veja também:
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Leia mais notícias de Brasil na Oeste