A previsão do tempo não é nada animadora para boa parte do Brasil. Com Santa Catarina e São Paulo ainda se recuperando dos estragos das fortes chuvas do último fim de semana, os meteorologistas alertam para mais temporais, rajadas de vento e queda de granizo no Sul e no Sudeste. Esses fenômenos devem ocorrer até quarta-feira, 11, véspera do feriado de Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Semana: Previsão do tempo no Sul
Na Região Sul, a segunda-feira, 9, começou ensolarada. O tempo deverá permanecer assim até a quarta-feira, 11, quando as chuvas voltarão a cair em boa parte de Santa Catarina, com maior força no Paraná, devido ao avanço de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.
Leia também: “Pauta esvaziada: Lira e Pacheco viajam em semana de feriado”
O alerta de chuva volumosa vai especificamente para o centro-norte gaúcho, Santa Catarina e o leste paranaense. O acumulado pode superar os 100 mm. Com o solo ainda apresentando excesso de umidade, os meteorologistas não descartam risco de alagamentos e deslizamentos nessas áreas.
Estão previstas também queda de granizo acompanhada de rajadas de ventos que podem ultrapassar os 70 km/h no Rio Grande do Sul e 50 km/h no Paraná e em Santa Catarina.
Semana: Previsão do tempo para o Sudeste
No Sudeste, ao contrário do Sul, a semana começou chuvosa em São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Nessa parte do país, o volume de chuva vai variar de 15 a 20 mm até o fim desta segunda-feira.
Leia também: “Clima: últimas notícias”
Na terça-feira 10 e na quarta-feira 11, a chuva deverá dar uma trégua, voltando na quinta-feira, 12. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e na sexta-feira 13, estão previstos temporais no centro-sul de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, com um volume de água girando em torno de 30 mm. A chuva pode vir acompanhada de queda de granizo pontual e rajadas de vento acima de 40 km/h.
Nos demais Estados do Brasil, o calor será intenso e sem previsão de chuvas.