A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades e rajadas de vento em todo o Estado a partir desta sexta-feira, 17, até o próximo domingo, 19. A soma do calor intenso com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão as condições de chuva forte.
A previsão é de temporais seguidos por raios, granizo e rajadas de vento. A ventania poderá variar de 60 a 80 km/h. Não está descartada a possibilidade de os ventos atingirem até 100 km/h antes ou durante as chuvas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O comunicado foi feito nesta quarta-feira 15, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, os acumulados de chuva devem ser de 100 mm. No litoral norte, no Vale do Paraíba, em Itapeva e na Serra da Mantiqueira, o volume será maior, de até 150 mm.
Na Baixada Santista são esperados um volume de 120 mm para o período. As chuvas devem ser um pouco menos intensas nas regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, ficando com acumulados de até 90 mm.
Leia também: “Frente fria chega a São Paulo no fim de semana e derruba temperaturas”
O volume de chuva também deverá ser menor em São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, ficando entre 70mm e 80mm.
Alerta para os cuidados durante o temporal
A Defesa Civil paulista orienta para que as pessoas evitem áreas arborizadas durante a tempestade. O órgão também sugere manter-se longe de postes e fiações elétricas.
As autoridades de monitoramento de risco pedem para a população tomar os cuidados necessários, como: certificar-se de que não haja objetos soltos em áreas externas da residência, como móveis de jardim e utensílios.
Leia também: “Chuva com rajadas de vento de mais de 100 km/h é recorde em São Paulo; entenda”
Os motoristas deverão guiar com a velocidade reduzida durante as condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos.
A Defesa Civil orienta, ainda, que os motoristas fiquem atentos a possíveis bloqueios de vias devido a quedas de árvores e alagamentos.
Com aEnel no comando, é melhor comprar gelo e ficar em casa.