O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o qual indica grande perigo, em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. Os temporais atingem o Estado desde segunda-feira 29 já causaram estragos em 65 cidades.
O comunicado do Inmet de grande perigo também se estende para o litoral sul de Santa Catarina. O órgão indica a ocorrência do acumulado de chuva superior a 60 milímetros ou acima de 100 mm por dia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios”, comunicou o órgão. Também alertou para o fato de que pode ocorrer “deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.”
O comunicado revela que as regiões afetadas pelas chuvas intensas são o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental, a Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e sul catarinense.
Leia também: “Temporais no Rio Grande do Sul deixam 2 mortos; mais de 200 abandonam casas”
Segundo o Inmet, os temporais que atingem o Rio Grande do Sul ocorrem devido “a áreas de instabilidade que se formam em função do aumento das temperaturas e da umidade.”
Frente fria gera instabilidade
A passagem de uma frente fria no fim de semana também intensificou ainda mais essa instabilidade registrada na região, ocasionando chuvas fortes na maior parte do Estado.
Com isso, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestade para essas mesmas regiões que vale até quinta-feira, 2 de maio. O alerta aponta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
O instituto também informa que as chuvas devem ser ainda mais intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre quarta e quinta-feira, 1° e 2 de maio, respectivamente, devido a um “sistema frontal sobre o oceano.”