As regiões Sul e Sudeste do país devem enfrentar chuva forte no início da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho — indicando perigo — para temporais que devem afetar os Estados do Paraná, parte de Santa Catarina, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
O Inmet destaca a possibilidade de eventos climáticos severos, como alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e deslizamentos de terra. O volume de chuva pode passar dos 100 milímetros diários, com o mínimo de 60 mm/dia.
Regiões específicas sob alerta de chuva forte
O aviso abrange praticamente todo o Estado do Paraná e uma pequena faixa do norte de Santa Catarina.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Já no Centro-Oeste do país, somente uma pequena área do sul do Mato Grosso do Sul deve ter precipitação intensa.
Na Região Sudeste, por sua vez, o alerta vermelho abrange cidades como Bauru, Itapetininga, Assis, Presidente Prudente, e a Região Metropolitana e o litoral sul de São Paulo.
Chuva e ventos intensos afetam o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste
O segundo alerta emitido pelo instituto de meteorologia é o laranja. Ele representa “perigo” e indica que as áreas indicadas no mapa indicam chuva intensa de até 100 mm/dia e ventos fortes de até 100 km/h.
No Centro-Oeste, boa parte do leste, sudoeste e centro de Mato Grosso do Sul enfrenta essa condição climática.
Já no Sul, além das chuvas intensas em algumas regiões, os ventos também afetam algumas áreas como o oeste e o norte catarinenses e todo o Estado do Paraná.
No Sudeste, os paulistas devem enfrentar a mesma previsão. No caso, o litoral sul e a Região Metropolitana terão chuvas intensas.
Os alertas estão em vigora até esta segunda-feira, 9, às 12h.
Recomendações em caso de inundação
Em situações de inundação, recomenda-se buscar mais informações e orientações com a Defesa Civil, por meio do telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Leia também: “120 dias de tragédia”, reportagem de Tauany Cattan publicada na Edição 235 da Revista Oeste