Um estudante do 2° ano do Ensino Médio, de 17 anos, enforcou um professor, de 51 anos, em uma sala de aula no Colégio Estadual Santos Dumont, em São Tomé, no noroeste do Paraná. O caso envolvendo o aluno foi registrado na quinta-feira 12. As informações são do G1.
A diretora acionou a Polícia Militar. Ela e o professor registraram Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Em uma gravação, é possível ver o aluno segurando o professor, que está no chão, pelo pescoço, na escola no Paraná.
+ Leia mais sobre Brasil em Oeste
O professor e outro aluno tentam afastar o menor, mas sem sucesso. As agressões só terminam quando um terceiro estudante se aproxima. De acordo com a direção da instituição, a violência começou depois que o professor mexeu na mesa do aluno, que se recusava a ir à fila formada por outros colegas.
Ao G1, o professor disse não querer gravar entrevista, mas contou que está abalado e que não descarta deixar a profissão.
Investigação envolvendo a agressão do aluno contra professor no Paraná
O caso foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude para investigação de ato infracional praticado pelo adolescente. O professor deve realizar o exame de corpo e delito. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que a equipe do Núcleo Regional de Educação do Cianorte acionou o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário e os pais do aluno.
+ Vídeo: prefeito flagra médicos deitados em ‘visita surpresa’ a hospital
O caso foi registrado na Ouvidoria e ao Departamento de Educação em Direitos Humanos. Segundo a Seed, diariamente a equipe pedagógica conversa com os estudantes sobre a importância do respeito com colegas e professores.
Em resposta a uma professora universitário que diz ter medo da sala de aula de faculdade. O que vocês (professores e formadores de professores) vem fazendo nas salas de aula doutrinando pelo método Paulo Freire pensaram que não iriam levar a isso? Não se atentaram? Leiam novamente, se não o fizeram ainda o façam urgente, com cabeça crítica o método que vocês seguem e aproveitem também para ler a Doutrina de Gramsci. Não culpem os pais porque o método enfraqueceu os pais (e mestres) retirando as autoridades deles. Culpem-se, se forem realmente críticos da sociedade que vocês formaram, e a legislação que desautoriza país e mestres, que tira dos pais e familiares a possibilidade de ensinar uma profissão aos “menores”, apoiam a liberação do sexo livre, influenciam para a decadência da cultura do belo, as gravidezes precoces e o aborto devido estupro (sem registro policial), … Parabéns! Quem ajudou fortemente para causar o caos?
Hoje em dia os pais dão muito ausentes não dão amor nem educação por isso os adolescentes da oprimidos e loucos. Grave.
Resultado da doutrinação comunista que afastou a família da escola, a autoridade dos professores tornando um igual ao estudante, doutrinando e emburrecendo os alunos. Não é só culpa dos pais.
A Oeste erra no título. Enforcar é diferente de dar um mata leão ou uma gravata. Achei o título inapropriado e sensacionalista.
Na minha época de estudante, este aluno já estaria expulso da escola por muito menos. Mas… ele não pode sofrer esta punição pq iria ficar “traumatizado”. O professor? Q se dane!
Vva a educação brasileira!
Viva Paulo Freire!
Educação do Oprimido….viva o Paulo Freire, o bode sagrado da esquerdalha!
VIVA PAULO FREIRE!!!! Coloquem os pisos elevados para o professor ter visão os alunos e mostrar que ele é o líder da sala e deve ser respeitado por isso, voltem a avaliar os alunos! E por favor, abandonem a cátedra a lá Paulo Freire e as cartilhas de doutrinação do PT, PSOL, PCDOB, PARTIDO socialistas ou comunistas. Continuem segundo um sindicato esquerdista e votando na esquerda.
Não são os pais os culpados pela tragédia (enforcamento ou mata-leão em professor) mas todo o corpo docente de escolas e universidades seguindo a doutrina comunista de Paulo Freira: emburrecedora, doutrinária, permissiva, …
Direitos dos manos. Piada pronta.
A educação moderna e ineficaz que impede que os pais deem umas boas palmadas no filho que se desvia do bom caminho é a causa da destruição das regras elementares de educação e respeito que deve permear as relações humanas. Quando se lê nas sagradas escrituras o ensinamento “maldito o pai que poupa a vara ao seu filho”, fica claro que a família vai gerar um monstro, caso não o corrija na infância.
Triste episódio 😢
Já se passaram os tempos em que o já quase adulto deveria ter levado umas palmadas dos pais. Agora vai ser da polícia mesmo.
A Oeste soberba e arrogante. Diversas correções de leitores atentos e nenhuma correção verdadeira por parte da revista. Vocês se acham superiores aos seus próprios leitores. Os erros apontados são erros mesmo. Por que não corrigem? Soberba e arrogância. Ou já foram ocupados pelo tipo de infiltrados que destruíram a Abril? Estão indo pelo mesmo caminho. Ainda sou assinante. Mas até quando?
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida. Mas permitiram o comentário repetido.
A Oeste soberba e arrogante. Diversas correções de leitores atentos e nenhuma correção verdadeira por parte da revista. Vocês se acham superiores aos seus próprios leitores. Os erros apontados são erros mesmo. Por que não corrigem? Soberba e arrogância. Ou já foram ocupados pelo tipo de infiltrados que destruíram a Abril? Estão indo pelo mesmo caminho. Ainda sou assinante. Mas até quando?
Cancele logo a assinatura. Ninguém obriga a permanecer. Mas não vi incorreção ou soberba ou outro destrato que o senhor indicou no seu comentário. Distorcer a realidade para se adeque ao seu discurso é bem típico.
Inacreditável, até que ponto chegamos…
Pensei q o professor tivesse sido pendurado no teto com uma corda no pescoço! Depois vi q o mestre Alexandre Garcia disse a mesma coisa!
Ok! Não se dá uma chave-de-braço em um professor! Talvez em um treinamento!
Também fui professora (de universitários) e, realmente, está assustador estar em sala de aula!
A falta de educação e de disciplina impressionam!
Vou de encontro ao que falou o mestre Alexandre Garcia hj. O aluno não enforcou o professor, senão o teria matado. Ele deu uma gravata, na pior das hipóteses, um mata leão.
E qual a diferença: a agressividade e o risco de morte são o mesmo. Apenas um é premeditado e o outro não.
Inacreditável! Os lacradores vão apoiar o professor ou o coitadinho do aluno? Só resta saber onde está a corda do enforcamento…
Rastos da teoria de Paulo Freire. Um dos pequenos países do mundo, a Estônia, se encontra entre os de melhor ensino. Qual o fundamento? Simples, o respeito ao professor. Os professores são selecionados com critérios rígidos para o cargo. Eles precisam comprovar méritos. Não há critérios políticos para a escolha. E uma vez aprovados, o professor é valorizado e apoiado. Num país onde os corruptos são soltos e os inocentes presos, os papeis se invertem. Não há justiça. A hierarquia social se perdeu. O respeito deixou de existir. O exemplo vem de cima. Basta olhar para as duas ou três pessoas que mandam no Brasil. O que elas nos associam e lembram?
Vejo alguns comentários aqui de gente criticando de forma muito ácida o título da matéria.
Sem nenhuma razão, porém.
Primeiro que não é errado título chamativo. Quem escreve um mero post numa rede social sabe que um título criativo é meio caminho para a leitura do texto.
Segundo, que é necessário ter mente muito literal e rasa para imaginar um aluno pendurando o professor pelo pescoço com uma corda, em plena sala de aula.
Finalmente, parece que aos mesmos vigilantes de título escapou a real informação que talvez devesse vir: a previdência concreta do estabelecimento escolar em relação ao agressor. Foi expulso? Ou tudo ficou no lero-lero dos discursos e dos ofícios formais e insípidos?
O aluno frequenta normalmente as aulas esganando outros infelizes, e o professor abandonando o magistério?
Alô Revista Oeste, enforcou? Erros como este comprometem a qualidade do jornalismo.
Foi um golpe de “mata leão” e não um ENFORCAMENTO, Para enforcar precisa de corda , aconselho a Revista OESTE tomar mais cuidado com o CTRL C = CTRL V . da velha e porca mídia.
Vamos consultar o dicionário para entender quais os significados do verbo ENFORCAR.
ENFORCA
verbo
1.
transitivo direto e pronominal
matar (alguém ou a si mesmo) por estrangulação, suspendendo pelo pescoço, por meio de corda pendente de forca ou qualquer local alto.
2.
transitivo direto
provocar asfixia, apertando o pescoço; estrangular.
“o bandido enforcou o comparsa com o cinto”
Como se observa, ENFORCAR não é somente suspender alguém pelo pescoço. Estrangular alguém também se utiliza o verbo ENFORCAR
Escola civico militar em todo território nacional. Ae há vídeos, que comprovam, o adolescente tem que responder criminalmente por isso.
E não entendem porque precisamos de escolas cívico militares.
Precisamos extinguir o mec e dar liberdade para as escolas agirem como escolas. As cívico militares são uma boa. Mas ainda assim , a descentralização seria o ideal.
Inacreditável… E ainda tem quem defenda estes marginais q a filosofia da esquerda tenta lacrar… Não passarão, seu fim está cada vez mais próximo…
Esse é o tipo d comportamento q os extremistas esquerdistas querem nas escolas, por isso demonizam as escolas cívico militares, jamais esse absurdo ocorreria, o cidadão demonstra o que pode ocorrer com ele no futuro se não houver medidas corretivas, tenho pena dos pais do meliante juvenil, se continuar nessa toada a cadeia o aguarda.
Falta detalhes e o termo enforcar é bem sensacionalista por falta da imagens. Contudo, seja iniciada pelo professor ou pelo aluno, a violência nas escolhas fogem aos limites aceitáveis, reflexo da sociedade.
Falta detalhes e o termo enforcar é bem sensacionalista por falta da imagens. Contudo, seja iniciada pelo professor ou pelo aluno, a violência nas escolhas fogem aos limites aceitáveis, reflexo da sociedade.
Este espaço para comentários tem de permitir enxergar o texto todo à medida que é escrito pelo leitor. Erros do corretor ortográfico muitas vezes só são visíveis após publicados.
E a Oeste vai enforcando a si próprio. Se esse moleque de 17 anos deu um mata-leão no professor (imagens desfocadas) não enforcou ninguém. Para enforcar usa-se uma força, que é normalmente feita de corda e tem nó próprio. E depois a matéria, como muitas têm sido, não é jornalística; é um registro pobre de providências administrativas.
Uma preciosidade técnica que agradeço, mas acho que isso é de conhecimento público consolidado. Mas, qual a sua opinião sobre o assunto tratado na matéria? O senhor acha que o menino agiu bem?
Exato,
O bezerrão foi encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude para verificação….deveria ir para a cadeia. No meu tempo do fundamental (ginásio primário) o professor tinha o respeito do aluno e da família também…qualquer desagravo contra um professor éramos devidamente castigados e com justiça, bater em um professor ou melhor enforca-lo com mata leão era impensável….com a decadência da família na criação da prole, perdemos disciplina e respeito….é o que temos hoje. Pais matam filhos, filhos matam pais é o caos.
Entendi. O pivete só cometeu um “ato infracional”. Deveria receber a medalha Paulo Freire. Se essa medalha ainda não existe, acho que é uma excelente oportunidade para ser criada.