Já virou rotina. Moradores de Taubaté, na Região do Vale do Paraíba (SP), reclamam mais uma vez da qualidade da água. Conforme relatos de algumas pessoas à imprensa local, o líquido está com a cor amarelada, a aparência barrenta e com gosto de azeite. Consumidores de outras localidades, como as vizinhas Tremembé e Caçapava, também reclamam.
Com a falta de solução imediata, alguns moradores recorrem a sites na internet para registrar a insatisfação. A empresa responsável pelo abastecimento na região, no entanto, garante não haver problemas.
Moradora diz que passou a comprar galões de água
“Na primeira semana, a água veio com um cheiro muito forte. Depois, a cor escura apareceu. Não consigo lavar roupa branca. Já perdi uniformes dos meus filhos, pois simplesmente não tem como tirar a mancha”, diz uma moradora de Taubaté.
Ela afirma que em razão do problema seus gastos domésticos aumentaram a partir da necessidade de compra de água potável. “Estou gastando cerca de R$ 30 por semana com galões de água, o que compromete diretamente o nosso orçamento”.
Manutenção afeta aparência
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a cor presente na água é decorrente de serviços de manutenção. Acrescenta que a qualidade do produto ao qual o consumidor tem acesso atende aos critérios técnicos, conforme parâmetros pré-definidos.
A Sabesp, contudo, reconhece a mudança de coloração da água em razão de procedimentos operacionais e vinculados à manutenção. A empresa explicou que vistoria regularmente as residências dos clientes que entram em contato pelos canais de atendimento.
A Sabesp emitiu nota orientando seus consumidores para que em caso de qualquer ocorrência sobre o abastecimento de água registrem o fato pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp (11) 3388-8000 (mensagens de texto) ou pelo site agenciavirtual.sabesp.com.br.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste