O Brasil registrou um recorde histórico de queimadas no mês de julho, de acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o início das medições, em 1988, o Pantanal e o cerrado tiveram nos últimos 31 dias o maior número de focos de incêndio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Entre janeiro e junho, o Pantanal registrou 3.262 focos, um aumento de mais de 22 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. Na Amazônia, foram detectados 12.696 focos de queimadas, um aumento de 76% em comparação ao ano passado.
Recorde de queimadas ocorre por uma combinação fatores
O aumento do número de queimadas em 2024 ocorre após dois anos consecutivos de queda no desmatamento, segundo a CNN. Especialistas associam essas queimadas à crise climática e à seca severa desde 2023.
Cyntia Santos, analista de Conservação do WWF-Brasil, afirma que “uma combinação de fatores tem colaborado para o aumento das queimadas no Pantanal”.
+ Queimadas devastaram 4,48 milhões de hectares no 1º semestre
“Podemos destacar as alterações climáticas, o desmatamento na Amazônia, no cerrado e no Pantanal, além da atuação do El Niño que traz um período mais seco no caso da região Centro-Oeste brasileira”, disse a especialista à CNN. “Todos esses elementos afetam diretamente o ciclo de chuvas e o acúmulo de água no território”, completou.
Proibição de queimas controladas
O Ministério do Meio Ambiente proibiu as “queimas controladas” por um período e prometeu criminalizar a prática. Para Amazônia e cerrado, a restrição é válida até 30 de novembro. No Pantanal, até 31 de dezembro.
Cadê a Greta, Leonardo Di Caprio, Macron e cia?
Todos falsos, suas máscaras seguem caindo no ridículo.
A ET do Acre, que pensa ser a reencarnação de Madre Teresa de Calcutá, segue inútil, paralisada pela própria incompetência.
Essa prevaricadora envolta à queimadas históricas, muito habituada a criticar e difamar seus opositores sem provas, não consegue CONSTRUIR nada de útil.
Afora todas as desculpas e explicações, corretas ou não, em grande os mesmos foram causados pelo nosso Nero tupiniquim “Bolsonaro o incendiário”.
WWF?? Combinação de fatores?? Ah, entendi: Lule +PT+corrupção +emendasimpositivas+irmaosbatista+incomPTencia+Oas+Camargocorrea+Odebrecht ++++++= FOGO. E a paciência tá acabando.
Esse desgoverno está queimando o Brasil.
Desta vez não foi o “bozo”?
Que governo vergonhoso.