A comentarista, analista de política e colunista da Revista Oeste Ana Paula Henkel foi a convidada do programa de estreia de As Liberais. Entre vários assuntos, a ex-atleta olímpica de vôlei criticou a legislação trabalhista brasileira, que obriga o empregador a pagar o 13º salário aos trabalhadores registrados, e o intervencionismo estatal. “Nós precisamos ter mais responsabilidade no Brasil”, afirma Ana Paula.
O programa As Liberais é apresentado pelas jornalistas Branca Nunes e Paula Leal e vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube. Inscreva-se no canal! E lembre-se de ativar o sininho para receber as notificações com a programação completa de Oeste!
Assista a um trecho da entrevista:
Fácil explicar o 13⁰: trata-se, meramente, de uma compensação ao assalariado que recebe seus proventos uma vez a cada mês. No ano temos 52 semanas. Há 8 meses com 4 semanas e 4 com 5. O salário é o mesmo em qualquer doa meses. Assim, para compensar as 4 semanas trabalhadas a mais durante o ano, foi instituídos o 13⁰. Não é nenhuma benesse. É um direito. Do contrário, caso os pagamentos fossem semanais, o trabalhador receberia 52 semanas por ano.
ANA!
Tá ok que em um determinado momento do desenvolvimento dos EUA a produtividade desses cidadãos foi decisiva…..MAaaaassss…essa tão alardeada “produtividade” não existe mais desde o final da década de 80.
Segunda Grande Guerra e Guerra Fria…mexeu muito com o ímpeto desse povo. ACABOU!!
Hoje a produtividade Norte Americana se deveu e ainda DEVE, à sua infraestrutura produtiva…
A primeira grande sacada dos lideres norte americanos foi a REGULARIZAÇÃO navegação/hidrofia de TODO o Rio Mississipe.
Ligando os Grandes Lagos até o Caribe e de lá vem a segunda grande obra de INFRA que foi o canal do Panamá.
Mas antes disso, travou guerras e praticou sabotagem/golpes para tomar toda a costa oeste Texas, Nevada, Colorado, Califórnia, etc…ligou Atlântico e Pacifico com as FERROVIAS… QUE ÒTIMA INFRA heim?!? IMPAR no MUNDO!!
E sabe como os EUA mantem sua “produtividade” hoje em dia?!?
ESTRATÉGICAMENTE….Não deixava (e ainda NÃO deixam através de patrocino de ONGs) os outros países fazerem o mesmo….ou seja…
desenvolverem sua INFRA de modo inteligente/sagaz.
O Brasil sofre isso desde 1860. Piorou MUITO no regime militar.
DERAM a CSN..muito a contra gosto… não tinham saída…pois se não dessem e invadisse o Nordeste força….PERDIAM a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL com certeza absoluta.
A CHINA só conseguiu,,, porque é uma ditadura (ONGs não se criam lá)…os EUA/ Kinsseger (1970) visualizaram uma estratégia para derrotar a URSS (dividiu pra conquistar) e fizeram e ainda fazem gigantescas obras de INFRA.
É ISSO!
EUA/Europa…são o câncer do Brasil! E nós ainda idolatramos embevecidos/deslumbrados esses vermes .
Se usar o nome correto (gratificação natalina), entende fácil.
Explicar qq coisa para americano é perda de tempo, ademais eles não são régua para coisa alguma. Mas a Henkel tem razão, devemos diminuir o poder do estado sobre as relações entre pessoas.