A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na terça-feira 8 impedir a transferência do controle da Assistência Personalizada à Saúde (APS), da Amil, para a Fiord Capital, empresa de reestruturação financeira.
Controlada pela americana UnitedHealth, a Amil pagou R$ 2,3 bilhões para a Fiord, do empresário sérvio Nikola Lukic, ficar com a carteira de clientes do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O negócio envolve 337 mil planos de saúde da Amil e quatro hospitais controlados pela APS.
No entanto, a decisão dos conselheiros da diretoria da ANS foi de vetar a operação, que poderia impactar a concorrência do setor.
Segundo a ANS, a medida foi tomada pela ausência de informações sobre a suposta aquisição do controle societário da APS pela Fiord Capital. O processo fica paralisado até que toda a documentação seja enviada para análise da agência reguladora.
Neste mês, a Fiord assumiu o controle da APS, que deixou de fazer parte do grupo UnitedHealth.
Pela decisão da agência, os atuais sócios da APS — Amil e Santa Helena — ficam impedidos de se retirar do quadro social da empresa.
A Fiord Capital foi criada em novembro do ano passado. A empresa tem sede em São Paulo e não possui experiência prévia no mercado de saúde.
Que vergonha, hein? Por baixo do pano, depois da aprovação para empresa do mesmo grupo, a transferência do controle para outra sem tradição… Resta saber se essa decisão vai ser mudada e por quais razões. Muita transparência é o que espera o consumidor. O cidadão.