A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou nesta terça-feira, 22, a autorização para o uso emergencial do antiviral russo Avifavir para o tratamento da covid-19. Segundo a agência, o fármaco não atendeu às expectativas quanto aos requisitos mínimos de eficácia e segurança.
“A decisão da Anvisa é fundamentada e sustentada em uma avaliação técnica que se orienta pela ponderação dos potenciais benefícios para a saúde pública em comparação aos eventuais riscos sanitários decorrentes do uso do medicamento em avaliação”, informou, em comunicado oficial.
O fármaco é produzido pelas empresas russas API Technologies e Chemical Diversity Research Institute, e o pedido de registro junto à Anvisa foi feito pelo Instituto Vital Brazil. Até o momento, nenhuma agência regulatória do mundo aprovou o Avifavir para o tratamento da covid-19.
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Leia também: “Os próximos passos do soro anticovid desenvolvido pelo Butantan”
Ue! É só trocar o nome do medicamento Avifavir para Xingfavir que o Barra Torres manda aprovar. Na China criaram a Coronavac e passou sem precisar nem apresentar todos os documentos. E pior, obrigaram os brasileiros a tomar esse soro fisiologico do ButanChina. Ficamos conformados porque os chilenos também foram “enganados”.