A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira, 25, que suspendeu temporariamente a apresentação do formulário eletrônico da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). O documento é obrigatório para embarque internacional de viajantes com destino ao Brasil.
A suspensão foi motivada por problemas técnicos no sistema que permite acesso ao DSV. Segundo a Anvisa, a oscilação no sistema foi detectada durante a quinta-feira 24.
“Os viajantes com destino ao Brasil que não tenham conseguido realizar o preenchimento do formulário estão dispensados de apresentar, no momento do embarque internacional, o respectivo comprovante de preenchimento” informou a Anvisa.
A dispensa é válida até às 23h59 do dia 26 de fevereiro. As companhias aéreas já foram comunicadas da contingência.
A Anvisa ressaltou, contudo, que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras vigentes para entrar no Brasil.
Sobre as falhas técnicas, a agência reguladora afirmou que está adotando as medidas necessárias visando o reestabelecimento do formulário.