Ao menos 15 médicos estavam entre os passageiros do avião bimotor que caiu, nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo (SP). A aeronave, modelo ATR-72, da VoePass Linhas Aéreas, transportava 57 passageiros e quatro tripulantes. O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) confirmou as mortes no fim da tarde de hoje.
Os médicos que estavam a bordo do avião se dirigiam a um congresso de oncologia na cidade São Paulo (SP). Em nota, o CRM-PR afirmou que “se alinha à corrente de solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tristeza e consternação”.
A VoePass Linhas Aéreas divulgou a lista de passageiros do avião que caiu. Contudo, ainda não há informações sobre quem eram os médicos que estavam na aeronave.
O Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan) apenas publicou os nomes de duas residentes de oncologia clínica. Trata-se de Arianne Albuquerque e Mariana Belim, que também se dirigiam ao evento de oncologia.
A aeronave decolou de Cascavel (PR), às 11h50, e deveria pousar em Guarulhos (SP), às 13h45. O avião caiu na área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, conforme informou o secretário de Defesa Social de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A Voepass, por meio de nota, afirmou que “não tem confirmação de como ocorreu o acidente”. A aeronave, fabricada em 2010, estava com situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Imagens da queda do avião
Imagens gravadas por moradores mostram o momento da queda do avião. Dados do FlightRadar informam que a aeronave despencou de 17 mil para 4 mil pés em dois minutos.
Representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vão investigar o acidente, conforme informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
A VoePass disponibilizou o número 0800 9419712 para informações a parentes de passageiros ou colaboradores, com atendimento ininterrupto.
Ação das autoridades
Um gabinete de crise foi montado no Aeroporto de Guarulhos, e agentes da Polícia Federal (PF) estão no local do acidente.
O Aeroporto Regional de Cascavel está em contato com as famílias das vítimas e informou que a VoePass é a única fonte oficial de informações sobre o caso.
MINHAS CONDOLÊNCIAS À TODOS OS FAMILIARES DAQUELES QUE PARTIRAM NESSE ACIDENTE. SEI O QUE ESTÃO PASSANDO. PERDI MINHA MAE SEMANA PASSADA, E DÓI MUITO.
Dia de muita tristeza 😔 que Deus conforte os corações das famílias! 🙏