Parte do Brasil encara um apagão na manhã desta terça-feira, 15. Há relatos de falta de energia elétrica no Distrito Federal e em 24 Estados.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
Conforme relatos de usuários das redes sociais e de veículos de comunicação, o apagão ocorre em municípios espalhados por todas as cinco regiões geográficas do país.
No Sul, por exemplo, a falta de energia elétrica se dá no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No Sudeste, por sua vez, o problema ocorre em Minas Gerais, São Paulo, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Há, inclusive, informações sobre o apagão ter afetado o funcionamento do metrô de Belo Horizonte e da capital paulista.
Goiás e Mato Grosso do Sul aparecem na lista como representante do Centro-Oeste do apagão de hoje — além do Distrito Federal. Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins são os Estados da Região Norte com problemas no fornecimento de energia elétrica.
O Nordeste é, contudo, a região com mais Estados (os nove, no caso) com apagão, que, conforme informações, teve início por volta das 8h30 desta terça-feira. Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Ou seja, ao menos até o momento, Mato Grosso, no Centro-Oeste, e Roraima, no Norte, são os únicos Estados sem registros de problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica. Na fronteira do Brasil com a Venezuela, Roraima é a única unidade da federação que não é interligada ao sistema nacional de energia.
Com a falta de energia elétrica, há pessoas presas em elevadores. Além disso, empresas estão liberando funcionários — justamente em decorrência do apagão. Em Salvador, pessoas tiveram de caminhar nos trilhos do metrô.
Governo confirma apagão, mas não informa quando o fornecimento de energia será restabelecido
O site do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostra que a geração de energia caiu por volta das 8h40.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia confirmou o problema do apagão. Sem explicar o motivo para a queda do fornecimento de energia elétrica em boa parte do país, a pasta reforçou que está em situação de emergência para resolver o problema.
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em Estados do Norte e Nordeste do Brasil”, informa o Ministério de Minas e Energia. “As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”
Leia também: “Agricultores de Pernambuco convivem com depressão, insônia e surdez”
Melhor foi o Tweet da Janja Esbanja colocando a culpa na privatização…
Ela só esqueceu de dizer que o governo é o socio majoritário e que já colocou todos os sindicalistas em postos chave.
Daqui a pouco começam a explodir as torres de Alta tensão…
Apagão mesmo é o que se deu na cabeça do povo brasileiro ao eleger o canalha pra presidente. Não sei se volta a luz.
Ainda vão colocar a culpa no Bolsonaro…
Nordeste fez o L….. hahahah
Luli saiu pra viajar de férias novamente e esqueceu de pagar a conta de energia elétrica. Kkk
Faz o “L”. kkkk
HAHA HAHA INFINITO essa gente medíocre e incompetente… colocaram um sindicalista lá pra apertar botão… nem pra isso essa gente serve.
Efeito Stédile ?