O apagão que atingiu o Acre e Rondônia também interrompeu a produção da usina hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio nesta quinta-feira, 22.
O blecaute ocorreu porque houve interrupção de cerca de 980 megawatts (MW) de carga, no Acre (180 MW) e em Rondônia (800 MW), segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A interrupção ocorreu às 16h47, devido à perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira e do sistema de transmissão de 230 quilovolts (kV) que conecta Acre e Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Usinas só voltaram a funcionar nesta sexta-feira depois de apagão
Depois do ocorrido, as hidrelétricas precisaram sincronizar suas unidades geradoras, mas só puderam retomar a produção na madrugada desta sexta-feira, 23.
Leia também: “‘Dono’ de apagão global em TI acusa concorrentes de oportunismo”
“Depois da ocorrência, Jirau tomou todas as providências e ficou à disposição do ONS para o restabelecimento”, disse a empresa, em nota. “Às 02h57, horário de Brasília, retornamos à configuração operacional pré-evento com 380 MW e 12 unidades geradoras.”
As usinas são responsáveis por 40% da demanda de energia dos Estados do Acre e Rondônia e contribuem para a segurança energética do Brasil e modicidade tarifária.
Leia também: “Novo Plano Nacional de Educação pode provocar apagão na mão de obra”
A concessionária Energisa, que atende os dois Estados, relatou que o apagão afetou cerca de 218 mil consumidores no Acre e 572 mil em Rondônia, o que representa 75% e 84% da base de clientes, respectivamente.