O ex-deputado federal Wadih Damous (PT), secretário nacional do Consumidor no Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, conseguiu acesso às mensagens da Operação Lava Jato. As conversas entre os ex-integrantes da força-tarefa foram trocadas no Telegram. O conteúdo foi hackeado e vazado em 2019, o que ficou conhecido como ‘Vaza Jato’. A Polícia Federal apreendeu o conteúdo na Operação Spoofing, naquele ano.
A decisão que garantiu o acesso às mensagens é do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). O despacho estendeu a Wadih Damous uma decisão do ex-ministro Ricardo Lewandowski que havia concedido ao presidente Lula acesso ao material, em 2020. O ministro determinou à 10ª Vara Federal do Distrito Federal, onde o material está armazenado, que forneça a Damous as mensagens que lhe digam respeito, “com a devida preservação do conteúdo dos documentos de caráter sigiloso”.
Leia também: Petista que quis fechar STF compõe governo Lula
Mensagens da ‘Vaza Jato’
Os advogados do auxiliar de Dino sustentaram a Toffoli que, nos diálogos, “fica clara a intenção dos procuradores de perseguir o peticionário como inimigo, inclusive destacando sua atuação como deputado federal ao demonstrar que sabiam que ‘era suplente e agora o titular voltou’, em clara insinuação sobre criminalizar a atividade legislativa”.
Além disso, conforme a defesa, a conversa sugere que poderia haver algum inquérito sigiloso contra Damous. O acesso às mensagens, deste modo, se daria para “salvaguardar direitos” do petista, “pleitear diligências investigativas, e “adotar medidas judiciais tanto no âmbito cível quanto no criminal contra os envolvidos”, afirmaram os advogados.
Leia mais: Juiz manda soltar hacker da ‘Vaza Jato’
Não tem nenhum que mereça estar no supremo (Com minuscula mesmo). Tudo advogadozinho amigo do Molusco, consegue o que que quer na hora que quer,
A cumplicidade explícita dos cumpanheiros chega feder o que não pedem que seja atendido ?
Eu acho que essas mensagens deveriam vir a publico. Poderiam esclarecer muita coisa. Escondidas, cada um imagina o que quiser sobre o seu conteúdo. O Brasil tem essa mania de querer esconder algumas coisas e vazar outras…..vai ver, nem é nada, como se supõe… Essas mensagens aí e o celular do assassino, certamente tem muita coisa que não interessa a justiça que venham a público…
Dias Toffoli, mais uma figura que disputa, o título de, mais pretensioso, arrogante, incompetente, …..