O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou o grupo de 32 pessoas resgatadas na Faixa de Gaza pousou no Recife (PE) na noite desta segunda-feira, 13.
Eles aguardavam a autorização para deixar a região desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, há mais de um mês.
A aeronave aterrissou às 20h21 na Base Aérea do Recife (PE), na Zona Sul da cidade e às 21h07, decolou para Brasília (DF).
De acordo com a FAB, a aterrissagem na capital pernambucana foi apenas uma parada técnica para abastecimento e alimentação dos passageiros. Ninguém desembarcou na cidade.
O grupo será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Base Aérea de Brasília (DF) por volta das 23h30.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Repatriados no avião da FAB
Entre os repatriados estão 22 cidadãos brasileiros (natos ou naturalizados) e 10 palestinos, sendo três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração que devem receber status de refugiados.
O grupo será dividido entre o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A aeronave, de modelo VC-2, é a décima a voltar com repatriados ao Brasil desde o início dos confrontos, no dia 7 de outubro.
De acordo com a Aeronáutica, essa é a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.
O retorno ao Brasil acontece depois de mais de três semanas de negociações para a saída dos repatriados da Faixa de Gaza. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12 anos, decidiram permanecer em Gaza por motivos pessoais.
Lula tinha q ser vaiado para deixar de ser picareta , um oportunista visando politicagem