O avião de pequeno porte que caiu em Gramado (RS), deixando 10 integrantes de uma família mortos, não tinha caixa-preta. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 23, pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo nota emitida pela FAB, o avião, modelo Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, não tinha “requisitos de certificação” que determinasse a instalação “de Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo), popularmente conhecidos como caixas-pretas”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Oeste também perguntou à corporação se a investigação sobre as causas da queda da aeronave poderiam ser prejudicadas pela falta da caixa-preta. A FAB, no entanto, não respondeu à indagação.
Queda de avião deixa 10 mortos
A aeronave de pequeno porte caiu pouco depois de ter decolado de Canela (RS) com destino a Jundiaí, em São Paulo. O avião acabou colidindo em imóveis da região, como uma pousada de dois andares e uma loja de móveis.
Todas as vítimas eram integrantes da mesma família. O piloto e dono da aeronave era o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi. Além dele estavam a bordo sua mulher, três filhas adolescentes do casal, além da sogra, outro casal e duas crianças.
Em coletiva de imprensa realizada no domingo, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) disse que as causas da queda do avião serão esclarecidas por meio de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB.
“Mas, segundo o que foi informado nos protocolos, a aeronave, poucos minutos depois de decolar, não sustentou o voo e caiu”, disse. “O que sabemos é que a aeronave decolou de canelas em condições climáticas que não eram as melhores.”
+ Agentes finalizam perícia em local da queda de avião em Gramado (RS)
Eduardo Leite também atualizou o número de feridos pela queda da aeronave. Inicialmente, 17 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo que cinco já foram liberadas. Duas mulheres, uma funcionária da pousada atingida pelo avião e uma hóspede, com idades entre 50 anos, estão internadas em estado grave.
“As duas pessoas estão em estado grave são mulheres com idades de 50 anos, com grau de queimadura mais severo. Uma foi transportada para Porto Alegre, e a outra está no Hospital Cristo Redentor”, esclareceu.