Câmeras de segurança flagraram o momento em que um bandido aproveita a distração de um policial militar para furtar o celular do agente que estava em uma moto da corporação. A abordagem aconteceu no último sábado, 12, em uma Avenida de Belo Horizonte.
Dois agentes revistavam um grupo em um ponto da Avenida do Contorno, no centro da capital mineira, quando um dos homens abordados saiu correndo. Um dos PMs persegue o fugitivo de moto. O outro policial, na tentativa de ajudar, vai atrás do fugitivo a pé, deixando a motocicleta de patrulhamento para trás.
É nesse momento que o bandido, que ficou com os outros dois suspeitos, revira o baú da motocicleta da Polícia Militar, leva o celular do agente de segurança e as chaves da moto, que precisou ser empurrada até uma unidade da corporação.
O major Rodrigo Alencar, da PM mineira, explicou que abordagens do tipo são comuns, assim como a perseguição e o resgate de suspeitos que tentam fugir durante a abordagem. Apesar da cena parecer curiosa, ele explicou, em contato com o portal de notícias da Rádio Itatiaia, que considera positiva a divulgação do vídeo.
“Vemos de forma positiva a divulgação desse vídeo”, disse o major. “É uma forma da sociedade ver como é a atuação do policial, o grau de exposição que os agentes têm ao longo do trabalho. É uma ocorrência em que o PM corajosamente persegue um suspeito em fuga. O policial não tem um instante de dúvida do dever.”
Polícia militar identifica o bandido
De acordo com o major, o homem que foi visto correndo foi capturado e preso logo depois, perto do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. Ele já tinha passagens por tráfico, roubo, lesão corporal e ameaça.
Leia mais: “STJ anula provas obtidas em ‘abordagem ilegal’ contra traficante”
O suspeito que furtou os pertences da moto foi identificado. Ele tem 41 anos e é morador de rua com antecedentes criminais, uma das passagens seria por tráfico de drogas. A Polícia Militar solicitou a prisão do suspeito.
Qualquer país civilizado, o respeito impera e, quando não impera, o cancelamento de CPF corre solto… mas aqui, o bandido vale mais que o policial para uma grande parte dos defensores dos “direitos dos manos”
Total falta de profissionalismo, abandonou a moto e os seus pertences. AMADORISMO TOTAL.