A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta quarta-feira, 25. O órgão avisa que barragens em Pelotas, no sul gaúcho, requerem atenção por parte do poder público. A situação é de emergência, avisa.
A condição de duas barragens localizadas no bairro Passo do Salto também conta com acompanhamento do Poder Executivo estadual. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), há “anomalias”. Dessa forma, confirma-se o risco de “ruptura iminente”.
Em nota, a Defesa Civil gaúcha informa que já começou a trabalhar para evitar uma tragédia. O órgão afirma, por exemplo, que irá promover a retirada das áreas consideradas de risco — casos as barragens em Pelotas se rompam.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“A Defesa Civil está no local e já adotou as medidas necessárias para garantir a proteção à vida dos moradores, articulando junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a orientação e retirada de moradores de áreas consideradas e risco, além de medidas de contingência para direcionar o fluxo de água para regiões inabitadas”, afirma o órgão. “A Sema está em contato com o empreendedor para garantir o cumprimento da legislação com relação à segurança das barragens.”
Chuvas em Pelotas em outros pontos do RS
A situação das duas barragens em Pelotas ocorrem em meio à ocorrência de chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 24,a Defesa Civil havia informado que 13 municípios gaúchos enfrentavam problemas de infraestrutura em decorrência da condição climática adversa. Em Bagé, por exemplo, os ventos que chegaram até 110 km/h destelharam e casas e deixaram 26 pessoas desalojadas.
Leia mais:
Também no mapa das chuvas desta semana, Pelotas teve de lidar com fechamentos de escolas. Além disso, Unidades Básicas de Saúde ficaram inativas.
Leia também: “120 dias de tragédia”, reportagem de Tauany Cattan publicada na Edição 235 da Revista Oeste