Um bloqueio atmosférico vai se formar nos próximos dias sobre o Sudeste do Brasil. O fenômeno impede a chegada de frentes frias e causa clima quente e seco em boa parte do Centro-Sul do país. A previsão foi divulgada pelo site da empresa de meteorologia Climatempo, nesta terça-feira, 4.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante as noites, as temperaturas no Sudeste serão mais amenas, com sensação de frio em partes de Minas Gerais, São Paulo e regiões do Brasil central, como Goiás e Distrito Federal. Mesmo assim, o clima será quente nas tardes, com temperaturas acima da média para esta época do ano, porém não tão altas quanto no verão ou na onda de calor de maio.
Esse sistema de alta pressão provoca o bloqueio e também traz ar quente para o Centro-Oeste e o Sul do país. O fenômeno eleva as temperaturas no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas ficarão de 5 a 8 graus acima da média.
Leia também:
Embora não seja um calor extremo, essas temperaturas são altas para os padrões de clima para junho. Esta é uma característica do fenômeno veranico, período de temperaturas acima da média e clima seco, comum no Sul do país durante o outono e o inverno.
Clima se diferencia de uma onda de calor
A ação se diferencia de uma onda de calor, que é definida pelos valores de temperatura e pelo impacto na saúde das pessoas, com calor diurno e noturno. No caso atual, de 5 a 14 de junho, o destaque é a pausa nas chuvas.
As máximas previstas em São Paulo podem chegar a 32°C. No Rio Grande do Sul, a 30°C, e em Mato Grosso do Sul, a 35°C. As temperaturas não são incomuns de acontecerem pontualmente em junho, mas a duração do período quente não é comum.