Em 13 dos 27 Estados brasileiros, o número de beneficiários do Bolsa Família ultrapassa o de empregados com carteira assinada, sem contar o setor público. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Desenvolvimento Social, conforme levantamento do site Poder360, divulgado nesta quarta-feira, 12.
No ano passado, essa proporção era de 12 Estados. Agora, o Rio Grande do Norte, que era uma exceção no Nordeste, também registra mais beneficiários do Bolsa Família do que empregos formais: são 522 mil com o benefício contra 458 mil pessoas com registro em carteira.
O Maranhão é o que apresenta a maior relação de dependência do benefício (1,2 milhão), com duas famílias maranhenses recebendo Bolsa Família para cada trabalhador com carteira assinada no Estado. Piauí aparece em segundo lugar, com 640 mil beneficiários e 314 mil empregos formais. Na terceira posição, Amapá tem 127 mil cadastrados no Bolsa Família ante 76 mil empregados com carteira. Ainda estão na lista: Pará, Paraíba, Acre, Alagoas, Sergipe, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Antes da pandemia, eram oito Estados com mais benefícios do que empregos formais. Em 2020, o número subiu para dez. Com a criação do Auxílio Brasil, em 2022, passou a ser 12 e, agora, a situação se agravou em mais um Estado.
O aumento do número de beneficiários do programa social é atribuído à ampliação de quase 50% no último ano do governo de Jair Bolsonaro. Nos três anos anteriores, houve um crescimento no número de atendidos, mas, em 2022, o governo ampliou de 14,5 milhões para 21,6 milhões de beneficiários.
Com o Bolsa Família superando o número de empregos com carteira assinada em mais Estados, a dependência do benefício se torna cada vez mais forte.
A PROP
Esperava-se pós PANDEMONIO , que muitos tivessem a quem do BOLSA FAMILIA, visto que o que mais perderam foram os moradores de ruas, ambulantes e camelôs. O que CRIVELLA quis fazer RJ transformando AMBULANTE DE RUA EM CAMELO , só piorou a situação. Os favorecidos com PROGRAMAS SOCIAS, acreditam que taxa luz a R$29,00 barata e por isso podem deixar bicos de luz acessa e ar condicionado ligado,..ESQUECEM que esse os recursos sociais é pago por alguém que trabalha ou pior APOSENTADOS.
pessoal, eu até entendo vocês mas por favor não vamos generalizar, sou nordestino e TB trabalho muito para pagar minhas contas,sou micro empresário em Sergipe e realmente é muito difícil encontra um bom funcionário.Nåo votei no Lula e nem voto pós sei que ele e a corja que o cerca são todos bandidos, sem exceção
Concordo em gênero número e grau
Enquanto isso, o sujeito que produz é sangrado até a última gota
Isso é um absurdo. Esse benefício deveria ter um tempo limitado. Quando acabasse, cada qual desse seu jeito e trabalhasse. Virou meio de vida, alastra a miséria e ainda faz quem não ter nada a ver com isso ter que sustentar vagabundagem…Franceses holandeses, peguem de volta esse estado ai…
Gente sem perspectiva de vida, e nem quer ter alguma. Se tiverem o mínimo para pagar o básico da comida, água, energia elétrica e cachaça, estão satisfeitos.
Alguém alguma vez teve alguma dúvida de que isto iria acontecer especialmente nos estados do Nordeste onde o PT leva larga vantagem? Já escutaram falar de assistencialismo?
Muito fácil de resolver esse assunto, vamos fabricar dinheiro, lançar a nota de 500 reais, aumentar os bolsistas e correr para o abraço, faz o L
São dois motivos: 1) trabalhar para que? 2) seguramente metade dos que recebem não têm direito e é corrupção.
Torcendo para o dinheiro acabar…. a única forma do Brasil acordar….
Enquanto tiver esses subsídios sociais sem qualquer motivação forte para saírem do programa, nunca vai terminar, pois ai não está só quem precisa… está, principalmente quem já se conformou e não quer fazer mais nada.
Só podia o Maranhão ser o campeão. Teve um governador , nos últimos 8 anos, que só afundou o Estado em mais miséria e pobreza. Um incompetente
A responsabilidade pessoal esta morrendo.
Vida longa ao estado petralha do Bolsa-familia, onde o cidadão fica dependente do regime desde o berço, até a sepultura.
Mas é lógico!
Esse povo segue à risca a estrofe que mais agrada à eles no hino nacional:
“Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo…”
Beleza! O Bolsa Família é o mais bem-sucedido programa de produção de miseráveis. Se o mané que nascer sob o signo do BF for de boa índole crescerá pra ser um vendedor de algodão-doce; se não, fatalmente ingressará no exército do tráfico…
Quem começou isso foi FHC.
Tudo bem em ajudar os que precisam demais, mas com caminhos de saída.
Enquanto isso KD O PROJETO PRA QUEM RECEBE BENEFÍCIO DE GOVERNO NÃO PODER VOTAR.
Isso é garantir a Democracia, limpa, sem compra de voto por ninguém.
É a população do sul, sudeste e centro oeste trabalhando para sustentar a maioria da população do nordeste e norte do Brasil!
A solução seria a separação mesmo
Uma pessoa com 4 filhos recebe 600,00 + 4 x 150,00 = 1.200,00 ou seja, mais do que um salário mínimo no valor líquido.
Quem vai querer trabalhar ????
Alguém acha que este país pode dar certo? Mais gente mamando do que trabalhando e produzindo. Metade do país trabalha para sustentar a outra metade.
eis ai os votos comprados pelos Petralhas. Brasil o pais da Esbórnia e Desordem !!!!
Sudeste, Sul e Centro-Oeste tem quase 64% da população brasileira e tem apenas 33 senadores que corresponde a 40% da população.
Portanto, essa desproporcionalidade acarreta grande envio de dinheiro através de antipolíticas públicas que nunca ajudaram a resolver as questões de educação, segurança, saúde…daquelas regiões, por outro lado emperram o crescimento das outras 3 regiões.
O dinheiro é enviado, porém, não chega. É um poço sem fundo. Somos assaltados por políticos cangaceiros, coronés, chefe de quadrilha, corruptos…
Pergunta se alguém consegue um profissional pra trabalhar em sua casa, nesses estados? Não, né? Eles não querem trabalhar, pois estão ganhando dinheiro sem fazer nada! E a gente tem que levar isso nas costas. Que raiva!
Secessão, é a única chance do Brasil de bem.
Franceses e holandeses: peguem isso de volta e cerquem bem alto.
Maranhão do comunista dinossauro rex é o pior. Ele deve ter comido todo o estado, está super dimensionado fisicamente enquanto o povo está na miséria.
9 estados nordestinos desgovernados por comunistas têm mais pessoas vivendo no auxílio do que de carteira assinada?
Mais uma prova que a turma do k9, comunistas radicais de esquerda, destroem tudo
por onde passam
O cachaceiro MInTirOso se diz pai dos pobres. Se não houver mais pobres, ele será pai de ninguém.
Para esquerda é uma maravilha, quanto mais gente dependente do auxílio, mais voto. Quando chega as eleições, ameaça tirar o auxílio. Tenho consciência, que existe duas gerações, que serão sustentadas por este auxílio. Se a direita conservadora se mantivessem no poder por 3 mandatos, acho que geraria próximas gerações com mais formações profissionais, conseqüentemente mais empregos. Agora não sei mais, o que irá acontecer.
Aquele adágio antigo que diz: De ao homem um peixe versus ensiná-lo a pescar, foi renovado pelos políticos da seguinte forma: De ao homem um peixe e ele pedirá um molho e batata frita de acompanhamento. Dessa forma, qquer político querendo o voto de um dependente, irá declarar que todas essas coisas fazem parte de seus direitos básicos.
O programa deixou de ser um auxílio até a pessoa sair de uma situação ruim e virou meio de vida! O programa deveria ter um planejamento de capacitação e recolocação das pessoas no mercado de trabalho! No formato como está apenas mantém e aumenta a miséria em todos os sentidos
A miséria , sustenta o poder então , a tendência é sem dúvida alguma , no mínimo manter , o ideal será sempre aumentar 👍
Nunca existiu interesse em combater a miséria , porque para eles migalhas compra votos e sempre os manterão como reféns …
Proponho aqui, através desta prestigiosa revista, duas propostas de cunho eleitoral, espero que algum deputado abrace a ideia, que será bombardeada pela ala bandoleira, mas que é o justo.
1 – Todos aqueles que recebem auxílio do governo estão proibidos de votar p/ governador e/ou presidente.
2 – O voto do MA, p/e, ou do PI…, não pode ter o mesmo peso do voto de SP, MG… Em assim sendo proponho um sistema de pesos baseado na contribuição daquela unidade federativa para o PIB nacional.
BF a máquina de comprar e manter apoio político da população.
Típico de uma republiqueta bananeira eterna, com cara de fabianos e de moluscos.
Quais são estes estados? A reportagem ficaria mais completa!
Concordo. Deveriam dizer quais. Assim poderemos tirar nossas conclusões.
Sem pandemia em 2023 já era para ter reduzido o Auxílio para menos 12 milhões de famílias.
No entanto, com o desgoverno mula promovendo desemprego em massa, a tendência é de se elevar a quantidade de dependentes para 150 milhões de brasileiros porque a miséria se alastra no país.
Será que existe fraude? Será kkkk