Um incêndio atingiu a Câmara de Vereadores de Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. O episódio aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, 24. Conforme a assessoria de comunicação do Legislativo, bombeiros evacuaram o local. Não há feridos.
A assessoria da Casa esclareceu ainda que o incêndio começou no início da tarde, a partir de uma provável falha no ar condicionado do Salão Nobre. O equipamento ficava no primeiro andar, onde acontecem as sessões. Apesar disso, as autoridades não confirmaram se esse foi mesmo o motivo do fogo. O trabalho de perícia é que vai determinar as razões.
Câmara é um dos prédios mais antigos da cidade
No entanto, vídeos de várias pessoas que passavam pela região mostram muita fumaça no prédio. Durante o período da tarde desta segunda, bombeiros militares usaram pelo menos três caminhões no combate às chamas, que atingiram principalmente o teto do prédio.
A Polícia Militar também foi acionada. A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) promoveu a interdição da rua onde fica a Câmara, na Praça Thomé de Souza. O prédio de três pavimentos (subsolo, térreo e primeiro andar) é um dos mais antigos da cidade. Sua estrutura arquitetônica é de 1696 e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já tombou o imóvel.
O prédio fica próximo de diversos pontos turísticos da capital baiana, como o Elevador Lacerda, Cruz Caída e Pelourinho. O incêndio aconteceu cerca de 20 dias depois do desabamento do teto da Igreja de São Francisco, mais conhecida como “igreja de ouro”, também no Centro Histórico.
O acidente deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas. O local, que também é tombado pelo Iphan, fica a 500 metros de distância da Câmara Municipal. Após o desabamento do teto, outras igrejas foram vistoriadas pelo Iphan e pela Defesa Civil e interditadas em Salvador. Muitas delas na mesma região.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste