O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas — nas cores laranja e amarelo — para o Brasil. O país deve enfrentar ondas de calor, tempestade e chuvas intensas nesta quinta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para a Região Sul, há dois alertas amarelos de onda de calor. O grau de severidade é “perigo potencial”, e as áreas afetadas devem elevar a temperatura em até 5ºC. O órgão orienta a população a evitar exposição ao sol, além de ingerir bastante água.
O primeiro aviso atinge o oeste do Rio Grande do Sul e o extremo oeste de Santa Catarina, com validade na noite desta sexta-feira, 9. Já o outro alerta atinge o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, com validade até as 18h deste sábado, 10.
Atenção com chuvas intensas
Outros dois alertas na cor amarela, de “perigo potencial”, foram emitidos pelo Inmet. O primeiro indica tempestade e atinge os seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Já o segundo alerta indica chuvas intensas nestes Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Acre.
Em ambos avisos há risco de fortes chuvas, com acumulados de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. A população deve se atentar para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia mais: “Brasil tem alerta de chuvas para as duas próximas semanas”
O último alerta é de cor laranja e indica grau de “perigo” por causa das chuvas intensas, que devem atingir o Distrito Federal e sete Estados: Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Piauí.
As regiões atingidas pelo aviso devem registrar chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.
Leia também: “O que é o ‘domo de calor’? Fenômeno climático que se aproxima do Brasil”
Na iminência de rajadas de vento, o Inmet orienta os cidadãos a não se abrigarem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e de descargas elétricas.
Os moradores também devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda. Por fim, o Inmet aconselha os cidadãos a desligarem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Há muitas explosões solares e têm vindo em direção a terra…não eh só o aquecimento global…