Chuvas intensas e tempestades vão marcar presença em algumas regiões do Brasil ao longo desta quarta-feira, 6. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No período da manhã, chove em 22 das 27 capitais brasileiras, com exceção de Porto Alegre, Vitória e Boa Vista, que devem registrar sol entre nuvens. Em Maceió e Aracaju há, apenas, a possibilidade de registro de chuvas isoladas.
Leia também: “Como vai ser o clima no Brasil em março?”
As chuvas mais intensas estão previstas para cair em Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro, Macapá, Belém, São Luís e Fortaleza. Além da chuva, as cidades citadas também devem ter ocorrências de trovoadas.
(Clique na imagem abaixo para visualizar os mapas em tamanho real.)
O alerta amarelo para chuvas intensas foi emitido para as regiões Centro-Oeste e parte do Norte, Sul, Sudeste e Nordeste. Um alerta de tempestades, da mesma cor, também foi emitido para algumas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ambos são válidos até às 10h desta quarta-feira.
Leia também: “Chova em 26 capitais nesta terça-feira; confira a previsão do tempo”
Parte dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Paraíba estão sob o alerta laranja de chuvas intensas. O Inmet alerta que, nessas regiões, deve cair chuva de 30 a 60 mm/h. Ventos intensos de 60 a 100 km/h também podem ser registrados. Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Não há muitas mudanças climáticas para o período da tarde. À noite, no entanto, chove em 25 das 27 capitais brasileiras. Apenas Boa Vista e Porto Alegre não vão registrar chuvas.
Recomendações em casos de chuvas intensas, ventos e tempestades
As fortes chuvas podem causar incidentes, como deslizamentos de terra, corte da rede de energia, queda de árvores, alagamentos e outras situações atípicas.
Junto dos alertas emitidos, o Inmet divulga orientações direcionadas aos municípios que serão atingidos pelos temporais:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso as chuvas estejam muito intensas, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
As regiões que estão em alerta amarelo têm baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já as áreas que estão em alerta laranja devem registrar alguma das ocorrências citadas.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste