O Brasil registrou em Salvador, capital da Bahia, o primeiro caso de cólera depois de 18 anos sem ocorrência da doença. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde da cidade, até o último domingo, 21, tratava-se de um quadro isolado com “diagnóstico fechado de cura e sem identificação de outras ocorrências”.
“A notificação do caso de cólera ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Salvador (CIEVS-SSA) aconteceu no dia 31/03/2024”, informou a secretaria por meio de nota. “Imediatamente foi iniciada a investigação epidemiológica. Durante a investigação epidemiológica foi possível constatar que o homem é residente de Salvador e trabalha no município de Camaçari.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Ministério da Saúde informou que o homem contaminado com cólera tem 60 anos e procurou o sistema de saúde ao apresentar quadro de desconforto abdominal e diarreia.
Com a identificação da contaminação, foram realizados os seguintes procedimentos: investigação do caso; investigação hospitalar em prontuário; identificação e monitoramento dos contactantes; e notificação do caso ao CIEVS Bahia e ao CIEVS Camaçari.
Leia também: “Mortes por dengue no Brasil este ano chega a 1,5 mil”
Também em nota, a Saúde esclareceu que foram realizados exames “em pessoas de contato próximo e profissionais de saúde que fizeram o atendimento e deram negativo, eliminando qualquer o risco de transmissão.”
Já a Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador informou ter coletado amostras de água na residência do caso e monitorou o teor de cloro presente na água do reservatório. Identificaram-se os “padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”