Nesta quinta-feira, 29, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu oito alertas — nas cores amarelo e laranja — para algumas regiões do Brasil. O país deve registrar tempestades, chuvas intensas e onda de calor nos próximos dias.
O alerta amarelo de onda de calor foi emitido para os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, a temperatura deve ficar 5º acima da média até a noite do próximo sábado, 2.
Leia também: “Como vai ser o clima no Brasil em março?”
Já o alerta amarelo para chuvas intensas abrange 24 Estados do Brasil nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Pancadas de chuva entre 20 e 30mm/h e ventos de 40 a 60 km/h devem ocorrer até a manhã desta sexta-feira, 1º.
Clique na imagem abaixo para visualizar os mapas em tamanho real
As cidades de Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e Chapecó, Tubarão, Lages e Florianópolis, em Santa Catarina, estão sob alerta amarelo para tempestades.
O alerta laranja de tempestades foi emitido para cinco Estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em algumas regiões, serão registrados ventos intensos de 60 a 100 km/h e chuvas de 30 a 60 mm/h, acompanhadas de trovoadas. O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Outro alerta laranja, indicando o perigo de chuvas intensas, abrange os Estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí.
Leia também: “Pancadas de chuva: confira a previsão do tempo até 13 de março”
A manhã do primeiro dia de março será marcada por variações climáticas nas capitais do Brasil. Chove em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Palmas, Boa Vista, Manaus, Maceió, Recife e João Pessoa. Não há previsão de chuva para Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju.
Já as cidades de Rio Branco, Porto Velho, Macapá, Teresina, Belém, São Luís, Fortaleza e Natal devem enfrentar tempestades com pancadas de chuva e trovoadas. Em algumas capitais, o clima pode variar ao longo do dia.
Recomendações em casos de chuvas intensa, ventos e tempestades
As fortes chuvas podem causar incidentes como deslizamentos de terra, corte da rede de energia, queda de árvores, alagamentos e outras situações atípicas.
Junto dos alertas emitidos, o Inmet divulga orientações direcionadas aos municípios que serão atingidos pelos temporais:
- em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso as chuvas estejam muito intensas, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e
- obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
As regiões que estão em alerta amarelo têm baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já as áreas que estão em alerta laranja devem registrar alguma das ocorrências citadas.
Leia mais sobre o Brasil em Oeste