O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades, chuvas intensas e ondas de calor para o Brasil, nesta sexta-feira, 3.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O órgão emitiu três alertas: o amarelo, que representa perigo em potencial; o laranja, que sinaliza perigo; e o vermelho, grande perigo. O mapa abaixo mostra as regiões e seus respectivos alertas.
Na Região Sul, estão previstas chuvas intensas e acumulado de chuvas nos três Estados. O Rio Grande do Sul vai ter chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50mm/dia. Além disso, haverá ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Os alertas para a Região Sul são de “grande perigo”
Em Santa Catarina, o alerta é de “grande perigo”. Segundo o Inmet, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios. Além disso, pode haver deslizamentos de encostas.
Leia também: “Porto Alegre fecha comportas do Rio Guaíba para tentar evitar alagamento”
A Região Sudeste vai ter ondas de calor, com temperatura 5ºC acima da média, por um período de até cinco dias. Parte da Região Centro-Oeste tem o mesmo alerta.
Haverá chuvas intensas em Sergipe e sul de Alagoas. Segundo o Inmet, o acumulado será de 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Também estão previstos ventos intensos, que podem chegar a até 60 km/h. O mesmo alerta vale para a Região Norte.
Leia mais: “Pancadas de chuva, raios e trovões: veja a previsão do tempo até 15 de maio”
A instrução do Inmet para os moradores da Região Sul do país é para desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, no momento da chuva.
Devem-se observar as alterações que podem haver nas encostas. As pessoas devem permanecer em local abrigado.
Para mais informações, os moradores podem ligar para a Defesa Civil, por meio do número 199. O Corpo de Bombeiros também está disponível para atendimento, pelo telefone 193.
Leia também: “Pancadas de chuva versus clima seco; confira a previsão do tempo até 8 de maio”