Localizado dentro do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Ristorante Hotel Cipriani foi eleito o melhor restaurante italiano do mundo fora da Itália.
O prêmio foi concedido pelo guia 50 Top Italy 2025. A cozinha está sob o comando de Nello Cassese.
O restaurante carioca é o único brasileiro da lista e conquistou, também neste ano, uma estrela Michelin, além de ter ficado em 77º lugar entre os melhores da América Latina. Ao alcançar o topo, o Cipriani deixou para trás cozinhas excelentes, como, por exemplo, a do parisiense Il Carpaccio — que ficou com o título de segundo melhor restaurante italiano fora da Itália no mundo.
O chef do melhor restaurante italiano fora da Itália
Nascido na Toscana, Itália, Nello Cassese, de 39 anos, desembarcou no Brasil em 2016. Atualmente, além de ser chef-executivo do Cipriani e do Copacabana Palace, é diretor culinário das propriedades da Belmond na América do Sul — a gestora do icônico hotel carioca.
Em novembro de 2014, ele se tornou o primeiro chef na América Latina a integrar a Dom Pérignon Society, ligada ao famoso vinho francês.
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, ele revelou um dos segredos de como administra suas equipes. Sob seu comando estão oito hotéis, dois trens e 13 restaurantes.
“Não italianizei tudo. Faço questão de que cada chef coloque sua experiência”, disse. “Fico aborrecido, como estrangeiro, quando encontro pratos da culinária francesa ou italiana que não respeitam suas próprias tradições culinárias.”