O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil terá um plano nacional de testagem para covid-19. O anúncio foi feito no sábado, 14, depois da terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto. Ainda não há data para início do programa.
Leia mais: “Governo britânico entrega ao cidadão a responsabilidade de cuidar da própria saúde”
Segundo Queiroga, os testes foram produzidos pela Fiocruz. O objetivo é conseguir identificar os casos positivos para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pelo vírus e, assim, reduzir a transmissão da doença.
Leia também: “Cidade de SP faz ‘virada da vacina’ neste fim de semana”
Ele explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus. Esse é um exame rápido, que demora em média 30 minutos para mostrar o resultado. A utilização desse teste é indicada nos primeiros sete dias de sintomas, com sensibilidade mais elevada do primeiro até o terceiro dia. São coletadas amostras diretamente no nariz e garganta, utilizando um cotonete.
A manchete desta reportagem totalmente imparcial deveria ser: Um ano e meio depois do início da pandemia o Brasil terá plano nacional tardio de testagem para covid-19
Intenção é identificar casos e reduzir a transmissão da doença