A primeira semana de setembro será de condições climáticas adversas sobre partes do Brasil. De acordo com o meteorologia Arthur Müller, do Canal Rural, os próximos dias serão de passagem de uma nova frente fria. Além disso, mais um ciclone extratropical deve ser formar.
No sábado 2, por exemplo, uma nova frente fria vai avançar pelos três Estados do Sul. Até o fim do dia, a massa de ar frio vai chegar a áreas do Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais, e do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e Goiás.
Além de chuvas volumosas, com mais de 120 milímetros, a frente fria trará risco de queda de granizo. Rajadas de vento acima de 50 quilômetros por hora poderão ser outro problema para essas áreas do país.
Esse período mais úmido deve fortalecer o surgimento de doenças fúngicas nas lavouras do Sul. No decorrer das últimas semanas, elas foram castigadas por vendavais, chuvas de granizo e geadas.
Ciclone extratropical na sequência
A chegada da nova frente fria ao Brasil vai dar origem a um novo ciclone extratropical, que deve atingir principalmente os três Estados sulistas de domingo 3 a quarta-feira 6.
O Sul, contudo, não será a única Região a sofrer com o ciclone extratropical. Por causa dele, há o alerta de tempestades para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, centro-sul de Goiás, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O fenômeno meteorológico vai atingir essas áreas entre segunda-feira 4 e quarta-feira. Para esse período, Müller alerta para a possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de ventos que podem ultrapassar 80 quilômetros por hora.
Sempre é bom poder prevenir.