O município de Brasileia, no sul do Estado do Acre, enfrenta a maior inundação da sua história. Segundo a prefeitura, mais de 15 mil pessoas de 12 bairros já foram afetadas pela elevação dos níveis dos rios e também dos igarapés. A Defesa Civil Estadual calcula que os alagamentos já atingiram 75% da cidade. O número de desalojados já passa de mil.
Ainda de acordo com o governo municipal, mais de 500 moradores da zona rural de Brasileia estão isolados. Ao menos 20 pontes foram destruídas pela força das águas, o que dificulta a ajuda de socorro para a população.
Para evitar o colapso de água tratada e energia elétrica na cidade, a prefeitura está fazendo um racionamento. A energia é desligada por uma hora, durante o dia, nos locais sem alagamento. Também houve uma redução da distribuição de água para as residências nessas regiões.
+ Município do Amazonas registra o maior tremor de terra da história do país
A Secretaria Municipal de Saúde solicitou com urgência ao Ministério da Saúde o envio de kits calamidade, compostos de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de luvas e seringas. Cada kit tem capacidade para assistir até 1,5 mil pessoas por mês.
Situação de emergência
O transtorno se estende a diversas localidades. No domingo 22, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil decretou situação de emergência em 19 dos 22 municípios acrianos. As enchentes já afetam 100 mil pessoas no Estado, segundo boletim divulgado na manhã desta quinta-feira, 29.
Os municípios em estado de emergência são:
- Assis Brasil;
- Brasileia;
- Capixaba;
- Cruzeiro do Sul;
- Epitaciolândia;
- Feijó;
- Jordão Mâncio Lima;
- Marechal Thaumaturgo;
- Plácido de Castro;
- Porto Walter;
- Rio Branco;
- Santa Rosa do Purus;
- Sena Madureira;
- Tarauacá; e Xapuri.
Jordão e Brasileia
A situação das enchentes é mais grave em Jordão (onde 80% do território foi tomado pelas águas) e Brasileia. Nas duas cidades, a população só consegue se locomover por meio de embarcações fluviais.
Doações para a população
Os postos de arrecadação de donativos para a população estão diversas secretarias e instituições. Para reforçar a ação, o Estado também recebe doações na Biblioteca de Rio Branco.
É possível doar cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e higiene pessoal, além de dinheiro via Pix: SOS2024.
+ Procuradoria-Geral da República pede afastamento do governador do Acre
Cidades dentro da várzea de vários rios ?
Que gênios !