Cerca de 2.577 brasileiros pediram para ser repatriados desde o início da guerra em Israel, depois dos ataques do grupo terrorista Hamas no sábado 7, de acordo com o Itamaraty.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou três aviões a Israel para trazer os brasileiros ao país.
O primeiro deve pousar em Brasília às 4 horas desta quarta-feira 11, com 211 passageiros.
A segunda aeronave decolou de Brasília na segunda-feira 9 e a terceira viajou nessa terça-feira 10. A FAB está preparando mais dez voos, sendo 15 no total, para trazer brasileiros que estão na zona de conflito ao longo desta e das próximas duas semanas.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou que irá enviar um voo por dia para Israel até conseguir resgatar todos os brasileiros do país.
Processo para trazer repatriados
Os brasileiros que desejam ser repatriados devem seguir alguns critérios. A prioridade é para residentes no Brasil sem passagem aérea.
Desde o início da guerra, no sábado 7, o Ministério das Relações Exteriores disponibilizou um formulário online para o cadastramento de pessoas interessadas no resgate pela FAB.
De acordo com o Itamaraty, a maioria de quem pediu para deixar Israel são turistas hospeados em Tel-Aviv e Jerusalém.
Segundo reportagem da CNN, fontes do governo disseram que, no momento, há 25 brasileiros que estão em Gaza solicitaram ser repatriados.
Como as fronteiras estão fechadas, o governo brasileiro está em contato com a embaixada do país no Egito para tentar a retirada dessas pessoas pelo país.
O ministério recomendou que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las para embarcar em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, em Tel-Aviv, o maior aeroporto internacional de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.
De acordo com estimativas do Itamaraty, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina.