A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu proibir nesta quinta-feira, 1º, a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no 7 de Setembro. O local será palco de desfile militar pelo Dia da Independência e de atos favoráveis ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Essa é uma das ações do protocolo de segurança da SSP-DF que inclui, entre outras medidas, intervenções no trânsito, policiamento, atendimentos de emergência e registros de ocorrências, além de listar os tipos de objetos que terão circulação proibida nos locais da festa.
Relacionadas
Haverá revista do público que entrar na Esplanada, com bloqueio por meio de gradis. Também foram definidos objetos proibidos, como armas em geral, incluindo as de fogo, brancas (como facas) e réplicas de brinquedo. Não poderão acessar pessoas portando fogos de artifício e explosivos em geral, sprays e aerossóis, mastros de qualquer material, garrafas de vidro e latas, substâncias inflamáveis e drogas ilícitas.
Também haverá fiscalização própria nos prédios públicos. “A corporação estará de prontidão para atuar com policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo, em casos de distúrbios e tentativas de invasão a prédios públicos”, informou a SSP-DF. “A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá o policiamento reforçado com linhas de policiais”.
O trânsito na Esplanada também será fechado para qualquer outro tipo de veículo desde a véspera, em 6 de setembro. “As vias serão liberadas para o trânsito de veículos após finalização do desfile, atos previstos e, principalmente, após avaliação técnica de cenário, de forma que seja garantida a segurança na região”, divulgou o órgão.