O café é umas das bebidas mais queridas dos brasileiros. Mas, por seus efeitos “energizantes”, não é recomendado tomá-lo em qualquer horário do dia.
De acordo com especialistas, existe um horário ideal para tomar o café. Os consumidores devem optar por beber a primeira xícara entre 9h30 e 11h.
É comum tomar café para conseguir sobreviver ao sono durante o dia, pois ajuda a acordar. Mas os efeitos da bebida podem deixar o consumidor mais estressado, já que a cafeína afeta diretamente os níveis de cortisol, hormônio do estresse.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
De acordo com estudos, o nível de cortisol é mais alto pela manhã e tende a cair durante o dia. As maiores quedas acontecem por volta das 9h30 e das 13h. Ao tomar o café muito cedo, os níveis de cortisol podem aumentar ainda mais, deixando a pessoa com risco de ficar nervosa desnecessariamente.
Apesar de ser útil para acordar, aumentar os níveis de cortisol em momentos de estresse é considerado prejudicial. Portanto, ao adicionar cafeína no corpo nesse momento, cria uma resposta desnecessária ao estresse no corpo.
Especialista não recomenda tomar café ao acordar
Segundo a nutricionista esportiva Amanda Maucere ao site Well and Good, não há muitos estudos sobre a interação entre o café, o cortisol e o ritmo circadiano em humanos.
“Apesar disso, sabemos o suficiente sobre cada um separadamente”, explicou. “Por isso, sugiro que esperar um pouco antes de tomar a primeira xícara de café da manhã é uma boa ideia.”
Depois de tomar o café, a cafeína começa a fazer efeito em cerca de 5 minutos. O pico dos estimulantes acontece cerca de 15 minutos até duas horas depois, dependendo da ingestão de comida anterior e da velocidade do seu metabolismo. Em algumas pessoas, a cafeína pode demorar até dez horas para ser metabolizada.
Leia também: “Melatonina: uso para curar insônia pode prejudicar a saúde”
O consumo em excesso de café pode prejudicar o sono, por bloquear os receptores dos hormônios adenosina e melatonina. Para evitar os efeitos na hora de dormir, especialistas recomendam tomar a bebida até seis horas antes do sono.
Quem costuma tomar um café no fim da tarde pode substitui-lo por chá, que contém bem menos cafeína que o café.
De acordo com a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, não é recomendado ultrapassar os 400 miligramas de cafeína por dia para adultos, o equivalente a cerca de quatro xícaras de café.
Leia mais: “6 medicamentos que não devem ser misturados com café”
Para ajudar a acordar durante a manhã, é recomendado tomar o equivalente a 100 miligramas de cafeína, cerca de uma xícara de café.
Eu já fico nervoso ao não tomar café cedo pela manhã. Um café especial do Sul de Minas feito pela na hora, não há nada melhor!!!
Varias xicaras por dia, a primeira as 6 h da manha, depois as 9, 14, 16 e talvez mais alguma para fechar o ciclo da cafeina as 18 hs. Uma maravilha, durmo profundamente, sou mais calmo que agua de poço. Detalhe, nada de açucar ou qualquer bebida que nao seja uma taça de vinho tinto tannat ou malbec (Uruguay e Argentina) durante o almoço.