Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 17 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio e estão com os pedidos em análise deverão receber resposta até esta terça, 12
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta segunda, 11, que aguarda uma liberação do governo federal para realizar o pagamento do auxílio emergencial. A declaração foi dada durante audiência na Comissão Mista da Covid-19 do Congresso.
Ainda de acordo com Guimarães, 17 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio e estão com os pedidos em análise deverão receber resposta até esta terça, 12. Aos senadores e deputados, o presidente da instituição afirmou que o pagamento já foi feito para mais de 50 milhões de brasileiros.
Convidado pela comissão mista do Congresso Nacional que acompanha as ações de combate ao novo coronavírus, Guimarães respondeu, em videoconferência, a perguntas de vários parlamentares. Ele reconheceu que, nas primeiras semanas da disponibilização do benefício, houve atraso no pagamento, mas ressaltou que grande número de pessoas ia às agências mesmo sem saber se tinha direito ao auxílio.
Na avaliação do senador Espiridião Amin (PP-SC), apesar de algumas falhas, a Caixa conseguiu operacionalizar o pagamento do benefício. “Uma operação deste tamanho nunca foi feita no mundo, e apesar dos problemas, a Caixa conseguiu mostrar sua capacidade de gerar os problemas. O programa conseguiu mostrar os vários brasileiros que eram invisíveis e agora foram bancarizados”, afirmou o senador.