Depois das denúncias de assédio contra Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, a instituição inaugurou nesta terça-feira, 9, o Caixa Pra Elas. Trata-se de um programa que incentiva e cria oportunidades de empreendedorismo para todas as mulheres do Brasil.
“A partir de estatísticas graves de violência, vamos atuar com toda a nossa rede de apoio”, afirmou Daniella Marques, presidente da instituição. “A Caixa está se colocando como um agente de conectividade para a conscientização da violência contra a mulher e disponibilizando apoio financeiro para todas.”
O Caixa Pra Elas oferece atendimento exclusivo ao público feminino, com orientações para prevenir a violência contra a mulher, estimular a educação financeira e oferecer produtos pensados especialmente para “elas”, como um cartão de crédito com isenção de anuidade, seguro de vida que cobre doenças exclusivas da mulher e empréstimos direcionados ao público feminino.
Os demais benefícios não diferem muito do que, anteriormente, a Caixa já oferecia aos demais clientes, como:
- Poupança CAIXA Tem 100% digital;
- Crédito CAIXA Tem;
- Maquininha de cartão;
- Seguro residencial;
- Consórcio especial para seu negócio;
- Plataformas de investimento financeiros.
Empresas apoiadoras do programa para mulheres da Caixa
Segundo Daniella, cerca de 15 milhões de mulheres assistidas pelo Auxílio Brasil são chefes de família e podem se beneficiar do programa. “Elas podem abrir uma microempresa individual sem abdicar do auxílio do governo federal”, explicou. Diversas empresas brasileiras apoiam a iniciativa, como lojas Havan, Riachuelo, clubes de futebol, como o Corinthians, entre outros.
A plataforma possui cerca de 8 mil embaixadoras qualificadas (voluntárias) para prestar um atendimento acolhedor e especializado às mulheres nas unidades da Caixa. Além disso, são 250 agências com espaço dedicado à iniciativa, dois barcos e quatro caminhões que têm rotas específicas para o atendimento móvel das mulheres. A previsão é que, até o fim de agosto, cerca de mil unidades da Caixa já tenham espaços para o Caixa Pra Elas.
Relacionadas
Em cada espaço, as clientes receberão informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e as Medidas Protetivas de Urgência e dicas de educação financeira. A Caixa também criou uma cartilha que trata, entre outros assuntos, do empreendedorismo feminino, de emancipação e produtos e serviços oferecidos às mulheres.
Na plataforma on-line do programa, é possível encontrar diversos cursos do Sebrae que têm o objetivo de ajudar a jornada empreendedora da mulher.