O frio que atingiu o Sudeste brasileiro no último fim de semana está com os dias contados. Em breve, o calor deve voltar a predominar em toda a região, conforme divulgou o site Meteored, nesta segunda-feira, 1º.
Uma frente fria que passou pelo Sudeste no fim de semana trouxe mudanças significativas ao clima. A região experimentou aumento na nebulosidade, chuvas e uma queda acentuada de temperatura.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O frio fez uma entrada marcante na região, especialmente no leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, depois de dias de calor intenso. O inverno mostrou sua força pela primeira vez no ano.
Apesar do início de semana gelado em várias partes do Sudeste, especialmente no leste por causa da frente fria costeira, as temperaturas devem subir nos próximos dias, o que deve dissipar o frio temporário.
Nesta terça-feira, 2, o frio ainda será notável, principalmente pela manhã, com temperaturas mínimas em torno de 6°C, em algumas cidades da região.
Leia também:
O frio persistirá no sul de São Paulo e áreas serranas entre São Paulo e Minas Gerais. Cidades como Monte Verde e Maria da Fé, no sul de Minas, ainda terão uma manhã fria.
Na parte da tarde, o frio começará a perder força, à medida que as instabilidades e a massa de ar frio se afastam. Apesar disso, não se espera calor, mas haverá uma elevação gradual de temperatura. No Rio de Janeiro, a máxima desta segunda-feira foi 20°C e, nesta terça-feira, deve chegar a 24°C.
Com a perda de força do frio, espera-se uma elevação gradual da temperatura ao longo da semana. O frio não será duradouro.
Sudeste registra temperaturas baixas
Pela manhã de segunda-feira, quando as temperaturas são normalmente mais baixas, registrou-se 5°C em algumas cidades no início da semana.
Ainda haverá um leve frio matinal, comum nesta época do ano, mas o frio mais intenso já passou, ao menos por enquanto. O frio da tarde, acompanhado de nebulosidade e chuva em áreas próximas ao litoral no início da semana, também vai dar lugar a temperaturas mais altas.
À tarde, as temperaturas máximas subirão gradualmente ao longo da semana, especialmente no Estado de São Paulo. A semana começou com máxima de 19°C, e nesta terça-feira se espera um aumento para 24°C. Da quarta-feira 3 até a sexta-feira 5, são esperadas máximas entre 26°C e 27°C.
Há uma tendência de nova queda de temperatura no sábado 6, mas, mesmo que ocorra, o frio não será intenso nem duradouro. No domingo 7, os termômetros voltarão a marcar temperaturas mais altas, como na semana passada.