Nesta quinta-feira, 27, o Brasil enfrenta mais um dia de calor intenso e chuvas fortes, segundo previsões meteorológicas. A previsão do tempo foi divulgada pelo site Meteored.
Durante a última semana, cidades do Rio Grande do Sul, como São Gabriel e Campo Bom, registraram temperaturas superiores a 38°C. Na terça-feira 25, São Gabriel registrou 39,4°C, enquanto Campo Bom marcou 39°C. Cuiabá teve 39°C, Rio Pardo (RS) 38,7°C e São Borja (RS) 38,3°C.
Apesar de uma leve diminuição esperada nas máximas, as temperaturas continuarão acima da média climatológica para o período. Áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste enfrentarão temperaturas superiores a 32°C.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O clima instável, por causa da umidade transportada para o interior do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pode resultar em tempestades isoladas com fortes rajadas de vento e trovoadas. Na Região Norte, o calor será persistente, com previsão de máximas de até 34°C em capitais, como Boa Vista.
O modelo meteorológico da Meteored sugere que as temperaturas podem ultrapassar em até 7°C a média histórica de fevereiro, especialmente em áreas centrais de Minas Gerais e no centro-oeste de São Paulo.
Calor atinge o Estado de São Paulo

No oeste de São Paulo, as máximas chegam a 35°C, e no Triângulo Mineiro variam entre 31°C e 34°C. A Baixada Fluminense também enfrentará calor, com previsões de 34°C, enquanto o interior nordestino verá temperaturas subirem até 36°C.
No Sul do Brasil, embora o calor diminua, as temperaturas seguem elevadas e alcançam 29°C em Alegrete (RS) e Porto Alegre. Santa Catarina e Paraná também não escapam do calor, com projeção de até 35°C em Paranavaí (PR).
Previsões indicam alta probabilidade de chuva no Norte, no Centro-Oeste e no Sul do Brasil. No Sudeste, o clima estável pode dificultar a formação de nuvens. No Nordeste, chuvas isoladas são esperadas pela manhã em áreas costeiras, o que inclui Salvador.
O sul do Tocantins está em estado de alerta para chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de ventos fortes. À tarde, as precipitações devem se intensificar e se espalhar, o que aumenta o risco de tempestades isoladas em várias regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta amarelo para o Rio Grande do Sul, por causa da possibilidade de chuvas intensas. Partes significativas de Santa Catarina e o leste do Paraná também estão sob atenção.