Esta segunda-feira, 17, será de calor extremo no Sudeste e de fortes temporais no Sul do Brasil. No Rio de Janeiro, os termômetros podem marcar até 41°C, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, as temperaturas também ficarão acima da média, podendo ultrapassar 5°C em relação ao esperado para fevereiro.

Neste ano, o Brasil já registrou duas ondas de calor: uma em janeiro e outra no começo de fevereiro, que durou dez dias. Felizmente, a terceira prevista não se manteve.
Já o Sul do país enfrenta um cenário oposto, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes. Há um aviso laranja de perigo para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Leia mais: “Nova onda de calor afeta São Paulo; confira a previsão”
A expectativa é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Mais calor nos próximos dias
Uma massa de ar quente já atua sobre o Brasil e deve se intensificar ao longo da semana, favorecendo uma onda de calor. Isso ocorre porque sistemas de chuva permanecem sobre o Sul do país, facilitando o deslocamento do ar quente do centro-norte para o centro-sul.
As temperaturas elevadas serão registradas principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Já no Sul, as chuvas intensas vão continuar atingindo a região, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Além do Sul, há risco de tempestades no extremo sul de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, com alerta amarelo para chuvas de até 50 mm. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a instabilidade permanece, com previsão de precipitações intensas.
Na faixa norte do país, entre o Amapá e o Maranhão, incluindo o litoral da Paraíba, as chuvas são influenciadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), podendo atingir volumes de 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h.

Diante dessas condições climáticas extremas, as autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente nas áreas sob alerta de tempestades e calor excessivo.