O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para os próximos dias. O instituto alerta para uma onda de calor e baixa umidade ao longo desta semana em boa parte do Brasil.
Na primeira, que vai entre os dias 18 e 25 de setembro, 16 estados e o Distrito Federal serão afetados pelas altas temperaturas e tempo seco até o final do inverno, que encerra no sábado 23.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a massa de ar quente e seco vai deixar o tempo estável sem chuva e com baixa umidade.
Podem ocorrer temporais localizados nessas terça-feira 19 e quarta 20 no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Triângulo e sul de Minas, que devem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e possíveis queda de granizo.
Já no Nordeste, o tempo segue com variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, principalmente entre o litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas, no decorrer da semana por conta do deslocamento de umidade vindo do oceano.
Nas demais áreas, como a região de Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, a previsão é de tempo quente e com baixa umidade.
Chuvas no Sul e em áreas do Norte
A Região Sul permanece instável, com chance de temporais localizados que devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e possíveis queda de granizo. Atenção especial para o Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer temporais e volumes bastante expressivos.
No Norte estão previstos acumulados de chuva maiores de 50 milímetros em áreas do noroeste do Amazonas e do Pará, além do Acre e Roraima devido ao calor e a alta umidade. Nas demais áreas da região, o predomínio é de tempo seco e sem chuvas.
Calor no Nordeste e chuvas no Sudeste no final de setembro
A semana entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro poderá apresentar acumulados significativos de chuva.
Uma massa de umidade desde áreas do Amazonas deve atravessar todo o território brasileiro até o leste da Região Sudeste, além da parte nordeste da Região Sul.
Por causa do fenômeno, a previsão é de chuvas que podem superar os 50 milímetros, principalmente no Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sudoeste do Mato Grosso, além de áreas entre Goiás e Distrito Federal.
Já na faixa norte do país e no interior do Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuvas.
Falta as legendas no mapa. Pelo menos é um adianto TER UM MAPA.