A Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos solicitou nesta quarta-feira, 17, ao Departamento de Estado que envie todas as comunicações entre o governo Biden e as autoridades brasileiras referentes às ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca do bloqueio ou do banimento de perfis nas plataformas digitais.
O Departamento de Estado norte-americano é o principal órgão do governo responsável pela política externa do país.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A Câmara também pediu toda a comunicação entre os funcionários do Departamento de Estado e o corpo diplomático norte-americano que atua no Brasil que possa estar relacionada com os Twitter Files.
Prazo até 30 de abril
Assinado pelo deputado republicano Jim Jordan, aliado político do ex-presidente Donald Trump e candidato presumível do partido para as eleições de novembro, o documento da Comissão de Justiça estabelece um prazo até o dia 30 de abril para a entrega das comunicações.
O pedido foi direcionado a duas funcionárias do Departamento de Estado: a subsecretária de Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, Uzra Zeya, e a enviada especial e coordenadora para a Liberdade Digital, Eileen C. Donahoe.
Leia também: “Alexandre de Moraes determinou ‘afastamento excepcional de garantias individuais’ de Monark”
Análise da Comissão
No documento, Jordan afirma que a Comissão está supervisionando se o Poder Executivo coagiu ou conspirou com empresas e outros intermediários para censurar discursos legais.
O deputado também declarou ter examinado como os governos de outros países, incluindo o do Brasil, tentaram censurar o discurso on-line.
Em referência ao ministro Alexandre de Moraes, sem mencionar diretamente o nome do magistrado, Jordan destacou que, após o Twitter/X manifestar apoio à liberdade de expressão, um juiz brasileiro iniciou uma ação contra a plataforma e seu proprietário, o empresário Elon Musk.
A ação, destacou o deputado, “foi motivada pela recusa em atender às exigências de censura no Brasil”.
Jordan também mencionou “relatórios recentes” que revelam que o governo brasileiro estaria tentando pressionar a X Corp., empresa responsável pelo Twitter/X, a bloquear “certos perfis” na rede social que são considerados como “disseminadores de desinformação”.
O Nosferatu vai virar uma omelete de ovo de Avestruz.
🔥🎪🔥
É, Moraes, está conseguindo projetar a sua visão de Brasil para os EUA e para a Europa. Estará nos livros de história do Brasil como o louco que chegou ao STF e que se aliou ao lado mais imundo da corrupção. Solte os presos do 8 de janeiro!
Esperemos de fato que o silencio do governo Bide,para não dizer o seu apoio a censura e liquidação das liberdades individuais sejam considerados como crime!
Dê 72 horas para ELON MUSK se manifestar, paspalhão Careca e mentiroso! Quem queria matá-lo em praça pública? Quem deu porrada no seu filhinho em Roma! LIXO.
Acontece sim. A casa vai cair de podre Nosferatu mexeu com a pessoa errada.
Pôôô!!! AI vocês VÃO PEGAR os “homens” de FARDA com cuecas borradas brasileiros….
Todo mundo sabem que o governo BIDEN deu AVAL para roubar as eleições no BOSTIL.
Cooptou as Forças Armadas..com recadinhos travestidos de “visitas de adidos ou cortesias”..E cooptou parte de nosso judiciário prometendo-lhes IMUNIDADE vistas grossa..
Isso vai BATER na PERFIDIA de TOMAS MINE PAIVA e seus paus mandados.
Cerco cada vez mais fechado, Uma hora o caldo entorna de vez e a verdade prevalecerá.
Alguém acredita que isso mudará alguma coisa? Nada acontece, respeito todos os deputados e senadores que estão se expondo por essas arbitrariedade da corte e, até agora nada aconteceu. Esse é o meu descrédito. NADA ACONTECERÁ!
Já está acontecendo, prezada, você quer o que? Uma forca ou uma guilhotina na praça dos três poderes? As coisas tem começo meio e fim.