A fim de contrariar as baixas taxas de natalidade no Brasil e no mundo, um casal católico, com 12 filhos, compartilha sua rotina familiar com seus mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Eles seguem as diretrizes da Igreja Católica, que proíbe o uso de anticoncepcionais.
Até o momento da publicação desta reportagem, Mariana e Carlos Arasaki somam 1,3 milhão de seguidores no Instagram e mais de 500 mil no TikTok
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ambos têm 39 anos. Oito de seus filhos são meninas e quatro meninos, com duas gestações de gêmeos. A família consome, mensalmente, 96 litros de leite e 40 kg de carne. Oito das crianças frequentam uma escola particular.
A história do casal católico
O casal se conheceu em um grupo de jovens da paróquia que ainda frequentam. Eles se casaram em 2011. Os dois afirmam que não evitam a gravidez para cumprir a promessa de receber e educar na fé todos os filhos que Deus lhes enviar.
“Estamos totalmente abertos à vida”, disse Mariana ao jornal Folha de S.Paulo. “Nunca usamos métodos contraceptivos. A abertura à vida cabe a Deus e ao casal. Não quer dizer que todo mundo terá 12 filhos.”
Os movimentos católicos e suas influências
Mariana participa do Apostolado da Oração, movimento que integra as orações tradicionais católicas ao cotidiano de seus membros. Carlos, por sua vez, é membro do Opus Dei, organização que valoriza a santificação da família, do trabalho e da oração.
Somente no fim de 2021, durante a penúltima gestação de Mariana, o casal decidiu expor seu dia a dia nas redes sociais. Uma das perguntas frequentes dos seguidores é sobre como conseguem manter financeiramente uma família tão grande.
“Temos de fazer escolhas, mas a cada filho trabalhamos mais e rezamos pela providência divina”, explica Mariana. “Acredito que cada filho vem com um pãozinho debaixo do braço.”
Finanças e influências digitais
Carlos é sócio de uma financeira que oferece produtos bancários, como consórcios e linhas de crédito. Até o quinto filho, Mariana trabalhava na área administrativa de uma empresa de engenharia. No entanto, deixou o emprego para se dedicar às crianças.
Atualmente, como influenciadora, ela contribui com até 50% do orçamento familiar por meio de contratos com marcas, parcerias, permutas e cursos sobre maternidade.
A família conta com cinco funcionárias: uma que cuida da casa, duas babás durante a semana e duas nos fins de semana.
Felicidades. Doze filhos lindos!
Parabéns ao generoso casal. O trabalho que possam ter nesse período será recompensado centuplarmente no futuro com muitas alegrias, carinho felicidades e, certamente, dezenas de netinhos que nos proporcinam imensa felicidades. Os que já são avós sabem disso.
Eu tenho 5 filhos e como esse casal eu e minha esposa também estávamos abertos à vida, porém nos dois últimos partos minha esposa quase morreu, e no último foi muito grave, impedindo ela de gestar novamente, o que eliminou nossos planos de termos mais filhos, mas somos muito felizes com os 5 que Deus nos deu.