O casal Nelson Jose Ponzoni, de 77 anos, e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 74, morreu em um acidente aéreo em Quadra, São Paulo, neste sábado, 15.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nelson, piloto experiente que trabalhou nas companhias Varig e Vasp, e Vivien, psicóloga e professora, residiam na capital paulista e tinham uma casa de veraneio próxima ao clube de voo Aeroquadra, de onde a aeronave decolou. Eles deixam três filhos.
🚨BRASIL: Um casal morreu na queda de um avião de pequeno porte em São Paulo.
— Herrera 𝕏 (@HerreraNews1) February 15, 2025
O acidente ocorreu na cidade de Quadra, na região de Itapetininga, no interior do estado. A aeronave caiu em um canavial próximo a uma estrada vicinal durante o pouso, segundo as primeiras informações. pic.twitter.com/djmGdaDqzy
O acidente ocorreu próximo à Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, que conecta Quadra a Tatuí (SP). A aeronave experimental CT-U, matrícula PU-MSM, foi adquirida por Nelson em 10 de setembro de 2018. Ela estava em situação regular de aeronavegabilidade, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil.
Acidente e resgate

Classificada como experimental, a aeronave teve construção de forma amadora e deveria voar sobre áreas pouco povoadas. O avião caiu depois de o piloto tentar um pouso de emergência. Imagens do local mostraram um incêndio no canavial e bombeiros atuando entre os destroços fumegantes.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos iniciou a investigação com técnicos do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Eles ficaram responsáveis por coletar dados e preservar partes da aeronave para análise.
Leia também: “Imprudência no ar”, reportagem de Fábio Bouéri e Lucas Cheiddi publicada na Edição 256 da Revista Oeste
A aeronave já havia sofrido um acidente em 2019, sem vítimas. Modelos experimentais, como o de Nelson, não têm permissão para serviços de táxi aéreo. Além disso, são para dois ocupantes e têm características como asa alta e trem de pouso “triciclo”.
Leia mais: “Drogas digitais”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 256 da Revista Oeste
Morreu fazendo aquilo que gostava, assim é a vida e o dia derradeiro sempre ira chegar. Que lindo casal nessa foto.
Que a graça de Deus console a familia.