As cheias de rios no Estado do Acre deixaram mais de 20 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, nesta quinta-feira, 29. O nível do Rio Acre, na capital, Rio Branco, subiu 16 centímetros nas últimas 12 horas e atingiu a marca de 16,88 metros.
O rio está acima dos 16 metros desde o dia 26 de fevereiro e é uma cheia histórica. O maior nível a que o rio chegou foi de 18,40m em 2015. Com a cheia atual, 1,8 mil pessoas foram desabrigadas em Rio Branco.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na atualização desta quinta-feira, o governo do Acre informou que 20.182 pessoas estão fora de casa por causa das inundações. Além disso, 17 das 22 cidades do Estado decretaram situação de emergência por causa do transbordamento de rios e igarapés. As cheias também atingiram 23 comunidades indígenas no interior do Acre.
Na capital, 1.106 pessoas estão desabrigadas e 702 desalojadas. A Prefeitura de Rio Branco criou abrigos no Parque de Exposições e em escolas. Mais de 900 pessoas receberam ajuda, segundo o governo municipal. No total, são 1.377 pessoas em abrigos.
Leia também: “Município do Acre registra 2º terremoto em 8 dias”
Nos 17 municípios em estado de emergência, 6.627 estão desabrigadas e 13.555 desalojadas, de acordo com o governo estadual. Os municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão e Assis Brasil já registraram vazante.
Previsão do tempo para o Acre
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o dia deve ser com muitas nuvens carregadas, que se desenvolvem pelo Estado por causa do fluxo de umidade que continua intenso na região.
Leia mais: “Brasiléia, no sul do Acre, registra maior enchente da sua história”
Há a possibilidade de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas. Também existe a possibilidade de grandes acumulados de chuva em algumas regiões do Estado.