Uma mulher morreu devido à forte chuva que atingiu São Paulo na noite desta terça-feira, 18. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, estava dentro de um carro que foi levado pela enxurrada na Avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, zona norte da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher foi encontrada submersa dentro do veículo, já em parada cardiorrespiratória. Um bombeiro civil conseguiu retirar a vítima e tentou reanimá-la com manobras, mas ela não resistiu. O óbito foi confirmado por volta das 23h.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, informou que, até as 22h56, cerca de 232 mil clientes ainda estavam sem luz na região metropolitana.
As chuvas também impactaram o sistema de transporte na Grande São Paulo. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Linha 7 (Rubi) opera com velocidade reduzida.
Em razão dos ventos fortes e da tempestade, uma estrutura metálica da Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum caiu sobre a rede elétrica da Linha 9 (Esmeralda), o que prejudicou o abastecimento de energia da via.
Leia também: “Frente Fria provoca chuvas e tempestades em várias regiões do Brasil até quinta-feira”
O Corpo de Bombeiros atendeu a 59 chamados para queda de árvores, 22 para enchentes e três para desabamento, deslizamento ou soterramento.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), até a noite desta terça-feira, foram registrados 21 pontos de alagamento na cidade. Às 21h, dez ainda estavam ativos, a maioria na zona norte, incluindo Perus, Casa Verde e Santana.
Com o agravamento das chuvas, a Avenida Edgar Facó ficou completamente alagada. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram veículos sendo arrastados pela enxurrada. Em outros registros, passageiros foram vistos em cima de ônibus, segurando-se na lataria do lado de fora.
Uma mulher morreu devido às fortes chuvas que atingiram São Paulo na noite desta terça-feira, 18. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, estava dentro de um carro que foi levado pela enxurrada na Avenida General Edgar Facó, na Freguesia do Ó, zona norte da capital. pic.twitter.com/LOB5MWwSlC
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 19, 2025
Bairros da zona leste e o centro da cidade também sofreram com os temporais e registraram pontos de alagamento. Parte da Estação Santa Cecília, na Linha 3 (Vermelha) do Metrô, foi invadida pela água em um dos corredores internos.
A Defesa Civil do Estado prevê que as temperaturas comecem a cair em São Paulo a partir desta quarta-feira, 19, devido à chegada de uma frente fria ao litoral.
De acordo com o CGE, o tempo vai permanecer abafado nesta quarta, com mínimas em torno de 22°C e máximas superiores a 34°C. Durante a tarde, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Leia também: “Nova frente fria traz chuvas intensas e tempestades neste fim de semana”
Chuva forte provocou transtornos no litoral paulista
A Defesa Civil também emitiu alertas de chuva intensa, raios, ventos fortes e granizo para as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga durante a noite de terça-feira.
Em Santos, moradores registraram alagamentos em vários pontos da cidade por meio de vídeos, que mostram a dificuldade enfrentada por motoristas e pedestres para retornar para casa.
O tráfego também ficou congestionado na Rodovia Anchieta, com longos trechos de trânsito parado próximos à entrada de Santos.
Leia também: “Previsão do tempo: domingo com pancadas de chuva e trovoadas em São Paulo”
No bairro Rádio Clube, alguns moradores precisaram utilizar uma canoa para se locomover pelas ruas inundadas.
Em Bertioga, a água da chuva invadiu o piso térreo do Hospital Municipal, localizado na Vila Itapanhaú. Além disso, diversas ruas e avenidas da cidade ficaram submersas durante o temporal, que veio acompanhado de fortes rajadas de vento.